E como já sabemos esta é a história de uma mulher que atua na falange do Exu Caveira, e todas as outras Pombo Giras que usam em seu nome Rosa, está na falange de Rosa Caveira trabalhando para aprisionar espíritos malignos e obsessores.
O Exu 7 Encruzilhadas Gosta de bebidas fortes, de preferência um bom conhaque, porém aprecia Whisky e cerveja branca, fuma charutos de boa qualidade, durante a incorporação assumem um caráter brincalhão, porém respeitoso, meio vanguardistas, se expressam muito bem, pois gostam de tudo certo e bem explicado.
Exus e Pombas-gira doutrinados trabalham a serviço da Luz, e são denominadas entidades “de Esquerda” porque encontram-se à esquerda dos sagrados orixás. Estas entidades são espíritos compromissados com a espiritualidade superior, que falam em perdão, em Lei, em ação e reação, em fé e em Deus.
Em oposição aos chamados espíritos de luz ou de direita, os exus e as pombas-giras constituem a esquerda. Isso significa que, ao contrá- rio daqueles, exus e pombas-giras são vistos como perigosos e maus ou ao menos potencialmente capazes de atuar maleficamente.
Primeiro vamos entender quem são as linhas de trabalho que atuam na esquerda e na direita. Na direita podemos citar os Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Erês, Marinheiros e outros. Na esquerda podemos citar os Exus e Pombagiras.
Como proceder: De preferência em firmar sua esquerda em locais abertos, mas se você mora em um apartamento, poderá firmar em uma varanda ou área de serviço, longe de ralos e nunca debaixo de pias ou tanques, que são locais de descarga energética.
No Terreiro de Pai Maneco, fundado pelo Pai Fernando de Ogum, encontramos a sete linhas sendo composta de: Linha de Oxalá, Linha de Ogum, Linha de Iemanjá, Linha de Iansã, Linha de Oxóssi, Linha de Oxum e Linha de Xangô.
Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã. Todo ser humano nasce sob a influência de um Orixá, e em sua vida terá as vibrações e a proteção dele.
Já a guia de Sete Linhas, é aquela que tem sete cores, ou seja, representa os sete Orixás da Umbanda. É utilizada também para proteção, pois significa que o médium está sob a proteção das Sete Linhas da Umbanda.
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre as sete Linhas da Umbanda!
As principais linhas de trabalho da Umbanda, que estão presentes em quase todos os terreiros, são as linhas de caboclos, pretos-velhos e crianças. Essas três linhas são conhecidas, conjuntamente, como "triângulo da direita".
As Sete Linhas de Umbanda
Exu Marabô é chefe de falange, que pode trabalhar para Oxóssi, Ogum (diretores), quem incorpora em seu nome são os falangeiros ou espíritos afins daquela energia e vibração (colaboradores). Um falangeiro (colaborador), será sempre um falangeiro?
Função do Exu Marabô É um Exu para tudo, que trabalha tanto para o bem quanto para o mal, depende do médium, um grande chefe de legião. Ligado ao ouro, Exú voltado a prosperar comércios e empresas.
Nessa linha encontramos os seguintes exus comandando as falanges: Exu Rei, Exu Marabô, Exu Mangueira, Exu Tranca-Ruas (ou Tranca-Ruas das Almas), Exu Tiriri, Exu Veludo e Exu dos Rios (ou Campinas).
As suas principais características são: Bebida – bebidas finas. Fuma – charutos finos. Guia – vermelha e preta.