Na Bíblia vamos encontrar sete dispensações:
Sem
Gênesis 4 conta a história fora do jardim, incluindo o nascimento dos primeiros filhos de Adão e Eva, Caim e Abel, e a história do primeiro assassinato. Nasce o terceiro filho homem Sete, assim como "outros filhos e filhas" (Genesis 5:4).
De acordo com o texto bíblico, Noé teria vivido 950 anos. Tinha 500 anos quando gerou a Sem, Cam e Jafé. Com a idade de 600 anos, enfrentou o Dilúvio e ainda viveu mais três séculos e meio, o que significa que poderia ter falecido já nos dias de Abraão, já na décima geração de seus descendentes.
e Jacó gerou a José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo. Assim todas as gerações desde Abraão até Davi são catorze gerações; também desde David até o exílio em Babilônia, catorze gerações; e desde o exílio em Babilônia até o Cristo, catorze gerações.
5 Todos os dias que Adão viveu foram novecentos e trinta anos; e morreu. 6 Sete viveu cento e cinco anos, e gerou a Enos. 7 Viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos; e gerou filhos e filhas.
De acordo com o texto bíblico, Noé teria vivido 950 anos. Tinha 500 anos quando gerou a Sem, Cam e Jafé. Com a idade de 600 anos, enfrentou o dilúvio e ainda viveu mais três séculos e meio, o que significa que poderia ter falecido nos dias de Abraão, já na décima geração de seus descendentes.
Matusalém
Deus viu a terra cheia da violência dos homens e decidiu puni-los com uma chuva copiosa e torrencial. Choveu sem parar durante 40 dias e 40 noites e o mundo ficou inundado. As águas afogaram todos os humanos e animais, exceto aqueles que se refugiaram na arca de Noé.
Deus destruiu a Sua criação no dilúvio porque a maldade do homem atingiu proporções terríveis. Deus não se agrada com a morte dos injustos (Ezequiel 33:11).
O dilúvio global não pode explicar formações geológicas como as desconformidades angulares, nas quais rochas sedimentares foram erguidas e erodidas, sendo depositadas em cima mais camadas sedimentares, processos que requerem grandes períodos de tempo.
A teoria do dilúvio de Noé aponta que, quando a última era glacial da Terra terminou, o derretimento das calotas polares fez com que as águas do Mediterrâneo se elevassem, formando um canal pelas montanhas para formar o que agora é o Bósforo, resultando em um dilúvio catastrófico.
De acordo com Gênesis 10:25, foi durante a época de Pelegue que "a terra foi dividida", referindo-se a terra que tinha seus continentes ainda unidos (Pangeia) a pouco tempo segundo modelo do geólogo Dr.
Desde então, muitos tentaram encontrar a Arca. ... Poliakov acredita que, apesar da ausência de provas, a Arca de Noé é mais uma questão de fé e se mostra convencido que, se em algum momento for encontrada, já não haveria razões para duvidar da existência de Deus.
Os astecas diziam que o dilúvio foi responsável por transformar humanos em peixes. Para a tribo Lakota, da América do Norte, o único sobrevivente ao dilúvio foi um corvo.
Segundo Keil e Delitzsh, os nefilim, ou seja, os tiranos, já habitavam a terra antes dos filhos de Deus (descendentes de Sete) terem filhos com as filhas dos homens (descendentes de Caim), e continuaram existindo depois que nasceram os filhos destas uniões.