Principais requisitos:
O Cabo na classe não engajado percebe R$ 1.
R$ 2.
A função primária de um Cabo na tropa é comandar uma Esquadra composta de 1 Cabo e 3 Soldados e é a menor fração em um exército. Os Cabos também auxiliam o comandante do Grupo de combate que é geralmente um 3° Sargento.
Para ingressar, é necessário ter realizado um curso técnico de nível médio completo. Além disso, também precisar realizar um curso de formação militar naval, justamente para poder se adaptar ao ambiente militar-naval, inicialmente como Cabos.
Para chegar ao posto de sargento é preciso ingressar na corporação como soldado de 2ª classe, através de concurso público. Depois de dois anos, é possível ser promovido a soldado de 1ª classe, função que precisa ser exercida por pelo menos mais cinco anos antes de tentar prestar um concurso interno para sargento.
Para se tornar um Cabo PM, é necessário realizar realizar um concurso interno na própria instituição da Policia Militar do Estado de São Paulo, ou seja, apenas para quem já é efetivo da Polícia Militar.
O cabo é o superior imediato do soldado. Estão no mesmo circulo (círculo de cabos e soldados), passa a graduação por concurso ou curso de formação. O cabo tem as mesmas obrigações e deveres que o soldado, porém, pode até, em alguns casos, substituir o sargento. O sargento é tido como ELO DA TROPA.
Evolução na Carreira Ao término do curso, o Aluno-Oficial PM é promovido a Aspirante a Oficial PM, passando a cumprir o estágio probatório. Após esse período, o Aspirante a Oficial PM é promovido ao posto de 2º Tenente PM.
Estrutura. Nas polícias militares, o maior posto é o de Coronel seguido do de Tenente-Coronel e Major, Capitão, 1º Tenente e 2º Tenente, seguida da graduação das praças-especiais - Aspirante-a-Oficial - e das praças - Subtenente, 1º Sargento, 2º Sargento, 3º Sargento, Cabo e Soldado.
Para ser policial militar é necessário prestar concurso público para prova de soldado ou de oficial. ... Além da prova, o aspirante a oficial também é submetido a exame psicológico e teste de aptidão física. Sendo aprovado, iniciará o Curso de Formação de Oficiais - CFO, que pode durar até quatro anos.
Polícia Militar e nas demais instituições militares brasileiras ocorre basicamente de duas maneiras: a primeira é pelo critério de antiguidade, onde a promoção ocorre em virtude do tempo de serviço no posto ou na graduação; algo semelhante a uma fila de espera, onde os que estão a mais tempo na fila serão promovidos ...
§ 3º - As promoções ao posto de 1º Tenente PM, do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM), serão por antiguidade, desde que o 2º Tenente PM conte, no mínimo, com 6 (seis) meses no posto, dispensado o requisito previsto na alínea 'a' do artigo 19 deste decreto.” (NR);