Ponto de Articulação (PA): é o espaço próximo ao corpo, podendo tocá-lo, onde os sinais são articulados. Os sinais articulados no espaço são de duas formas: os que se articulam no espaço diante do corpo e os que se aproximam de uma determinada região do corpo, como, por exemplo, a cabeça.
Exemplos de expressões não manuais Rosto e cabeça Cabeça projetada para frente; olhos levemente cerrados, sobrancelhas franzidas; cabeça projetada para trás e olhos arregalados. Tronco Para frente; para trás; balanceamento alternado (ou simultâneo) dos ombros.
A linguagem corporal e a expressão facial são de suma importância na comunicação em LIBRAS, pois é o recurso que o sinalizador utiliza, por meio do corpo e da face, para dar entonação ao seu discurso.
Por exemplo, as expressões faciais na Libras podem ser gramaticais, relacionadas à estrutura, morfologia (por exemplo, elas marcam grau de intensidade, tamanho) e sintaxe (negação, interrogação, ênfase). As expressões faciais podem ser também usadas para expressar sentimentos (alegria, angustia, ansiedade, sofrimento).
Por definição, orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal. Ferreira Brito (1995, p. 41) enumera seis tipos de orientações da palma da mão na LIBRAS : para cima, para baixo, para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda.