Uma resenha é um texto que sintetiza, de forma crítica ou opinativa, os principais aspectos de uma obra, expressando a opinião do autor sobre ela. Por ser uma síntese, é preciso que ela apresente o que é essencial na obra, como acontece no gênero textual resumo.
Oito passos para escrever uma resenha descritiva
No caso da Resenha descritiva, como o próprio nome diz, o objetivo é descrever e analisar, sem críticas ou opinião do autor. Ela deve conter alguns detalhes que sejam relevantes e que possam servir de inspiração para pessoas que lerem e quiserem fazer outro textos.
A estrutura da resenha crítica segue o modelo dos textos dissertativos-argumentativos, ou seja: introdução, desenvolvimento e conclusão.
1. Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais
Basta encaminhar a resenha com os dados completos da obra (título, autor do livro, editora, local, ano e quantidade de páginas) por meio do sistema online de submissões de trabalhos ScholarOne. Para mais informações, consulte o RAEpub Manual ou contate a Redação da RAE.
O texto deve ser escrito sem quebras, isto é, sem divisão de subtítulos.
O título atribuído à resenha deve estar centralizado, em negrito, tamanho 12, com letras maiúsculas e não deve ultrapassar duas linhas; no caso de subtítulo, observar letras maiúsculas e minúsculas. Não se coloca ponto final em títulos.
No cabeçalho da primeira página deve vir a referência bibliográfica do texto resenhado. A referência vem em fonte Times, de corpo 16, com alinhamento justificado e recuo de 5,0 cm em relação à margem direita. A referência vem separada do início do texto por dois parágrafos duplos.
Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.
Resenha feita pela ABNT
Como fazer uma conclusão em 6 passos:
A resenha crítica de livro, muito solicitada pelos professores durante a faculdade, tem de 6 a 8 parágrafos. O número de linhas varia de 60 a 90. Quem escreve esse tipo de texto precisa ser capaz de informar, analisar e expor a opinião sobre a obra.
Lauda é o nome dado para um dos lados de uma folha de papel, seja de um caderno, livro ou outro tipo de texto que segue uma padronização. A lauda é o conjunto de configurações que garantem o padrão de paginação, como o número de caracteres, a fonte da letra, o seu tamanho, espaçamento e etc.