Para evitar o risco de infecção grave e ajudar a prevenir ou diminuir as cicatrizes, um corte profundo deve idealmente ser suturado dentro de 6 a 8 horas e, no máximo, dentro de 24 horas após a lesão. Se você esperar mais, os pontos que você recebe podem não aguentar e o risco de infecção é maior.
Quando não suturar Não devemos suturar quando estamos diante de: Feridas/lesões infectadas. Mordidas de animais. Perfurações profundas.
Em média, duas semanas é o que o nosso corpo pede para limpar, tratar e fechar uma lesão. Esse tempo pode, no entanto, variar, dependendo da gravidade do ferimento, da idade, do estado de saúde ou até mesmo se o acidente aconteceu de dia ou de noite.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
A explicação é simples. Ao ser colocado em uma ferida, o açúcar absorve a umidade do local. Isso minimiza o risco de o ambiente se tornar favorável à proliferação de bactérias --geralmente, as principais culpadas pelos problemas de cicatrização.
Pomadas cicatrizantes mais conhecidas
O ideal é usar um sabão antisséptico; Em seguida, molhe um pedaço de algodão, gaze ou cotonete com soro fisiológico; Passe o material umedecido em volta da perfuração, também passando pela joia; Deixe o local secar.
Independente da forma como você escolheu fazer seu furo (o ideal é procurar um profissional em perfuração corporal), a cicatrização demora em média de 4 a 8 semanas e nesse tempo é aconselhado que você não troque a joia utilizada no momento do furo.
Utilize uma fina camada de uma pomada antialérgica e/ou cicatrizante (lembre-se de usar apenas uma FINA camada para não deixar a região úmida). Não coce, não coloque as mãos durante o dia e não coloque brincos novamente, antes da cicatrização por completo.
Como saber se o local já cicatrizou? Quando o piercing puder ser retirado sem nenhum esforço, sem sangue e sem secreções, é sinal de que o local já está cicatrizado.
Depois de seis semanas (orelhas) ou 12 semanas (cartilagem), você pode remover os brincos usados na furação e usar outros brincos pós-furação continuamente. Use apenas brincos pós-furação continuamente por cinco meses (lóbulo da orelha) após a perfuração (12 meses para a cartilagem), que não sejam brincos de gancho.
Dois Furos na Orelha. Ter 2 furos na orelha, hoje já não é mais nenhuma novidade, na verdade é algo bem normal. O segundo furo na orelha permite criar combinações mais delicadas, usando brinquinhos de zircônia, argolinhas ou brincos pequenos de bolinha que são muito fáceis de combinar e dão acabamento ao look.
Quanto tempo demora a cicatrização do piercing conch? Depende do material e do sistema imunológico de cada pessoa. Aço cirúrgico leva por volta de 5 a 6 meses, já o titânio, de 3 a 4 meses.
Após fazer um piercing, seja no umbigo, nariz, orelha ou boca, é normal que ele tenha uma aparência inflamada por cerca de 2 dias, com inchaço localizado, vermelhidão, secreção transparente e um pouco de dor.
As orientações gerais para reverter este quadro incluem manter o local limpo e seco, evitando umidade e suor, além de fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos receitados pelo seu médico, farmaceutico ou body piercing.
Diferentes das outras perfurações na orelha, o furo no conch consite em fixar a joia em uma cartilagem um pouco mais dura que as outras. Dessa forma, esse tipo de perfuração pode ser um pouco mais dolorida dependendo da sua relação com a dor.
Mamilo. Já ouvi relatos dizendo que é o lugar mais dolorido e faz muito sentido isso. Por ser uma região bem sensível, a tendência é doer muito mesmo.
Snug – Já o snug é feito geralmente à frente do ouvido, na parte interna (o centro da orelha) e inferior ao rook/antihelix. Rook – O rook é um tipo de furo feito no interior da orelha, numa parte mais sensível e com bastante cartilagem, por isso, costuma doer mais quando a água atravessa essa área.
Um exemplo é o caso de uma paciente que possuía dor no nervo ciático e somente respondeu à auriculoterapia após trocar o metal do brinco. Há também casos de pacientes que passaram a apresentar casos de insônia, dor de cabeça e lombalgia após furar a orelha na vida adulta.
No lóbulo (parte mais mole da orelha) os riscos são os mesmos de colocar um brinco. Na região mais dura, o cuidado deve ser maior: uma infecção pode causar necrose – morte do tecido. A cicatrização demora até seis meses. O local é arejado e fácil de limpar, o que diminui os riscos de infecção.
Além disso, ao furar a orelha apenas com uma agulha simples, pode ser um pouco complicado encaixar a joia depois. Afinal, o furo ainda estará dolorido. Por isso, essa não é a melhor agulha para se fazer uma perfuração na orelha. Furar a orelha em casa pode ser uma experiência não muito boa!
04 de Março de 2004 (Bibliomed). A colocação de um piercing na parte superior da orelha traz maiores riscos do que se feita em sua parte inferior, o lóbulo, pelo maior possibilidade de surgimento de infecções que não respondem a tratamento com antibióticos.
Então, as farmácias podem fazer os furos, porém a joia deve fazer a perfuração com o auxílio de uma pistola. O uso da pistola pode gerar um impacto um pouco maior, porém é um procedimento super rápido. Por outro lado, para quem ainda está inseguro sobre fazer a perfuração há também os body piercers.
O piercing helix é um dos tipos de piercing mais comuns. Apesar de o nome ser bem diferente, conhecemos esse tipo de furo como piercing na cartilagem da orelha. O nome “helix” refere-se à parte onde a joia é aplicada, na região interna da cartilagem da orelha, na parte de cima.
A perfuração é realizada, em geral, com uma agulha esterilizadas. Uma vez colocada uma joia, caso queira alterar, você só deverá fazer a primeira troca depois de 30 dias, quando a área já estiver mais bem cicatrizada.
Cateter número 16 - para piercings tamanho 1.
Evite alimentos gordurosos Com os furos na orelha é a mesma coisa. Por isso, nas primeiras semanas após o furo é importante não ingerir alimentos como: carne de porco, chocolate, maionese e alimentos muito processados, como os oferecidos por fast foods.
Embora a orelha seja uma parte pequena do corpo, nela há muitas formas de se usar um piercing. As mais comuns são no lóbulo da orelha, na helix ou cartilagem (como chamamos no Brasil) ou no tragus.