Significado de Vocábulo substantivo masculino Palavra considerada apenas quanto à sua forma, independentemente da significação que nela se encerra. ... [Gramática] Unidade linguística com significado; palavra.
O vocábulo vem do grego, a língua original do Novo Testamento. É derivado do nome que os gregos davam à folha de papiro preparada para a escrita – “biblos”. Um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado “biblion”, e vários destes era uma “Bíblia”.
Yausha, o nome do Filho. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Pai, e o nome da cidade do meu Pai, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Pai, e também o meu novo nome. ... Apocalipse 3:12.
Jesus: Significa "Javé é salvação" ou "Jeová é salvação". O acróstico "IXOYE", por exemplo, teve origem a partir das iniciais das palavras gregas para "Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador". ... São suas variantes: Jesuíno, em português antigo; Jésua, em francês, e Iesus, em latim.
Aba ou Ábba (אבא) é um vocábulo que significa pai em várias das línguas semíticas. Pode também ser transcrito como "Ab" ou "Aba". É utilizado corriqueiramente na língua aramaica para referir-se carinhosamente ao genitor, mas adquiriu um significado sagrado para algumas religiões.
“Pois todos os povos andarão cada um no nome do seu deus. ... Muitas pessoas não sabem, mas o único Deus verdadeiro tem um nome, que é representado em português pelo tetragrama YHWH (יהוה, na grafia original), mais popularmente pronunciado como “Jeová”.
Yahweh
Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.
El Shaddai, também escrito El Shadday (hebraico: אל שדי, / el ʃaˈdːaj /), é um dos nomes de Deus no judaísmo. É tradicionalmente traduzido como "Deus Todo-Poderoso".
Em português Só que as traduções da Bíblia não usam os nomes hebraicos. “Elohim” virou “Deus”. E “Javé” foi traduzido como “Senhor”.
Betel (em hebraico: בית אל; romaniz.: Bêṯ-ʼĒl , lit. "Casa de Deus") foi uma cidade cananeia situada entre Efraim e Judeia, no sítio da atual vila de Beitin, na encosta das montanhas efraimitas.
De acordo com a Bíblia, Betel era conhecida anteriormente como “Luz”. A cidade foi conquistada pela Casa de José (Jz 1,22-25) e ocupada novamente pelos israelitas. Betel foi incluída no território de Efraim, tornando-se um lugar sagrado, um centro religioso associado à tradição dos patriarcas.