Mancha mongólica é aquela mancha arroxeada que muitos recém nascidos possuem na região das nádegas e costas. Muitas vezes, em maternidades, fui questionado o que havia acontecido na hora do parto para que os bebês tivessem aquelas “manchas roxas”.
As manchas roxas são causadas pelo extravasamento de sangue na pele, devido a um rompimento de vasos sanguíneos, geralmente, provocado por fragilidade dos vasos sanguíneos, pancadas, alteração das plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue.
Os angiomas são, na realidades, anomalias na pigmentação ou na irrigação sanguínea da pele, e raras vezes são indícios de um problema grave. As manchas que aparecem na pele da criança podem ser de cor (brancas, pretas, cinzentas, vermelhas, beges, castanhas) e de diferentes formas.
Na chegada da puberdade, no entanto, a ação dos hormônios pode trazer mais transformações. “O cabelo pode ainda mudar de cor e de forma. Normalmente escurece, podendo também se tornar mais liso ou cacheado”, afirma Bedin.
Portanto, as mamães logo saberão como será o cabelo de seus bebês, pois após a “perda” dos fios outros nascerão no lugar, e a partir dos seis meses já será possível saber ou, pelo menos, ter uma noção de como eles ficarão, se lisos, cacheados, crespos, finos ou grossos.
A cor da pele humana resulta de uma relação estabelecida entre vários genes. Trata-se de uma herança complexa que determina uma série de fenótipos (expressão do genótipo mais a interação do ambiente), que vão desde uma pele muito clara até uma pele muito escura, com vários fenótipos intermediários.
A cor da nossa pele é determinada pela melanina. É essa substância, fabricada por células chamadas de melanócitos, que colore o maior órgão do nosso corpo.
A cor real da pele de diferentes seres humanos é afetada por muitas substâncias, embora a substância mais importante seja o pigmento melanina. A melanina é produzida dentro da pele em células chamadas melanócitos e é o principal determinante da cor da pele de humanos de pele escura.
A coloração (pigmentação) é determinada pela quantidade de melanina na pele. Sem a melanina, a pele teria uma cor branco-pálida, com tons de rosa, devido ao sangue que flui sob a pele.
A cor da pele de uma pessoa é determinada por diversos fatores. A pigmentação constitutiva da pele é herdada geneticamente por meio da melanina, sem interferência da radiação solar....
O tom é indicado por um polímero natural chamado melanina, que sofre uma reação química. Essa reação ocorre na entre a derme e a epiderme, camadas que junto com hipoderme, parte mais profunda formada pelo tecido adiposo, constituem a pele.
Por que existem diferentes tons de pele? As diferentes colorações da pele das pessoas é resultado das variações dos melanossomas, as vesículas que carregam a melanina até a camada mais superficial da pele. O tom da pele vai variar conforme o número, o tamanho e a distribuição dessas vesículas na nossa epiderme.
Trata-se da cor 'opaque couché', também conhecida por Pantone 448 C e consiste num tom de castanho escuro, acinzentado e com laivos de verde. Os investigadores australianos identificaram a 'maldita' cor como a “mais feia do mundo”, após terem questionado cerca de mil indivíduos.
São Paulo - A cor mais feia do mundo é, oficialmente, esse tom de marrom que você vê abaixo. Esse "marrom esverdeado" (PANTONE 448C na escala Pantone), também chamado de "opaque couché", ganhou de vez a infeliz alcunha.
Em 2020, os brasileiros seguiram a tradição em relação às cores favoritas para carros. O prata ficou com a liderança nas listas de automóveis mais vendidos (29%), seguido pelos tons de branco (24%) e preto (19%), segundo um levantamento feito pela OLX.
Na hora de pintar um desenho, a pequena Liz Alves Laufer, de quatro anos, escolhe as cores que mais se aproximam dos tons de pele presentes em sua família: para a mãe, o lápis marrom; para o pai e a irmã, aquele rosa claro comumente chamado de “cor de pele”.
Adicione cores de destaque e cores medianas sobre o que você já colocou no tom de pele de seu desenho, tente aumentar a pressão sobre a ponta do lápis e misture tudo. Tudo acaba por ser uma grande mistura de cores, notando assim que colorir bem, significa colorir de verdade.
A pele amarelada pode ser um sintoma de várias doenças do fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo, especialmente se a pessoa apresentar também a parte branca dos olhos amarela, sendo nestes casos a pele amarelada chamada de icterícia.
· Pele amarelada: marrons com nuances de cobre, vermelho e dourado. · Pele rosada: tons escuros e frios, com nuances de cinza. · Pele muito branca: fica bem com quase tudo. Só não vale cores muito escuras, como preto, ou muito claras, como o loiro platinado.
Carotenemia – Pigmentação amarela da pele Na maioria dos casos, a condição segue o consumo prolongado e excessivo de alimentos ricos em caroteno, como cenoura, abóbora e batata-doce. A carotenemia é um achado comum em crianças.
Descubra quais são as cores que valorizam seu tom de pele: Amarelas: Mulheres orientais de pele amarela podem investir nos tons escuros como azuis, violetas, o preto, avermelhados, ocres, verde-musgo e cinza. Evite os tons claros, sobretudo os que pendem para o amarelo.