Enquanto cromossomos homólogos são cromossomos iguais, genes alelos são os genes que ocupam, nos cromossomos homólogos, a mesma localização do DNA. O DNA são os dados genéticos de uma pessoa (altura, cor dos olhos, formato do queixo, entre tantos outros). Leia também: Cromossomos: o que são e tipos.
Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.
Células diploides e haploides são células encontradas no corpo humano em condições normais. A principal diferença entre elas se deve ao número de cromossomos que cada célula é composta. As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n).
O zigoto é considerado uma célula diploide, pois é o resultado da união de duas células-mãe que são haploides.
zigoto
Células eucarióticas
Resposta. A célula haploide, que se multiplica por mitose e origina o individuo multicelular haploide, chama- se gametófito.
blastocisto
Um zigoto passa por varias etapas, a morula é o primeiro ciclo de replicação, ocorre para a formação de embrião, essa etapa é o período de formação das 10 a 30 primeiras células.
No inicio da 3°semana começa a angiogênese no mesoderma extra-embrionário do saco vitelino, do pedículo do embrião e do córion. A formação dos vasos sanguíneos inicia-se com a agregação dos angioblastos – ilhotas sanguíneas.
Ele se forma pouco depois do óvulo ser fertilizado pelo espermatozoide, quando os núcleos das duas células se fundem no processo chamado cariogamia. Em seguida, o zigoto passa por muitas divisões celulares (mitoses), originando muitas células que permanecem unidas e formarão o embrião.
Com 8 semanas de gravidez a ultra-sonografia já deve detectar o embrião com batimentos cardíaco presentes. Se o médico viu o embrião de 8 semanas sem batimentos cardíaco e sem movimentos isso significa ausência de vitalidade e diagnóstico de óbito embrionário intra-uterino, ou seja um abortamento retido.
Idade embriológica é o tempo decorrido desde a data da concepção até a data do parto e é 2 semanas menor que a idade gestacional. As mulheres podem estimar a data da concepção com base no período de ovulação como identificado por testes hormonais em casa e/ou medições da temperatura corporal basal.
A idade gestacional é medida em períodos completos, pelo que o 1º dia de cálculo (o início da DUM) é o dia "zero" e não o dia "um", e os dias 0 a 6 correspondem à "semana zero". Por isso um feto com 25 semanas e cinco dias é considerado como um feto com 25 semanas.