Lévi-Strauss conclui que todas as culturas usam seus próprios parâmetros ao olhar para outras, mas o Ocidente explica essas diferenças como produto de uma diferença de estágio da evolução da sociedade.
O grande representante do estruturalismo francês é Lévi-Strauss. Para o autor, existe uma estrutura mental universal da humanidade que organiza as nossas experiências em formas simbólicas. ... Assim, é a partir dessa estrutura universal que os seres humanos produzem uma diversidade cultural.
Seus estudos sobre as comunidades não-civilizadas, baseados no campo da linguagem e da linguística, possibilitaram novas perspectivas também para a psicologia, ajudando a entender como a mente humana trabalha.
A diversidade cultural em Lévi-Strauss explica por que alguns povos possuem uma história estacionária; e outros, cumulativa. ... Isso gera o etnocentrismo, ou seja, o Ocidente vê e analisa as outras culturas a partir de suas próprias categorias.
A cebola também nos faz chorar ao ser cortada e isso demonstra como é difícil por vezes compreender uma nova cultura. Por fim, podemos falar numa árvore. A árvore floresce à nossa vista, mas para sustentação precisa formar raízes fortes. As raízes podem demonstrar os valores de uma cultura.
A solução adotada por Lévi-Strauss para resolver tais paradoxos consiste em afirmar que a oposição entre natureza e cultura se dissolve quando é mediatizada pela cozinha: "Tudo acontece como se a posse durável de uma aquisição cultural provocasse [...]
Antropólogo polonês, considerado fundador da escola funcionalista da Antropologia. Para ele a cultura é uma totalidade em funcionamento que integra hábitos, costumes, técnicas e crenças. Também estabeleceu a pesquisa de campo como elemento fundamental do estudo antropológico. ...
Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria "o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Conceito antropológico de cultura De acordo com a Antropologia, o conceito de cultura diz respeito a um conjunto de significados que dão sentido a uma sociedade. A partir daí, temos os valores, as crenças, os costumes e os outros aspectos que contribuem para a construção da identidade cultural de um grupo.
No contexto do colonialismo, a cultura era entendida como ao que se relaciona principalmente às obras literárias, expressões artísticas, costumes, ritos e festivais ocorridos nessa época, que permitem dar identidade a um povo.
A antropologia filosófica é antropologia onde se investiga a estrutura essencial do ser humano. ... Já Landsberg define como uma explicação conceitual da ideia de humano a partir da concepção que esse tem de si mesmo em determinada fase de sua existência.
Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. ... O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.