Diagnóstico. A ocorrência do prurido retal e vulvar em crianças, sobretudo noturno, e a presença de larvas de helmintos na região retal e periretal levantam o diagnóstico de enterobíase. A. Método da fita gomada (Graham), realizado pela manhã, antes do asseio corporal.
O diagnóstico da enterobíase é feito com três técnicas simples:
- Lâmina com fita gomada: Até 2 dias em temperatura ambiente. - Swab em salina: Até 2 dias em temperatura ambiente. É a metodologia de escolha para diagnóstico da enterobiose (oxiúrus), pois o Enterobius vermiculares não faz postura dos ovos na luz intestinal e sim na região perianal no período da noite.
A transmissão do oxiúrus pode ocorrer pelo contato com os ovos do verme que podem estar nas roupas, brinquedos e objetos de uso pessoal da criança infectada ou através do consumo de água ou de alimentos contaminados com esta verminose.
Agem diretamente, matando o parasita, ou de forma indireta, na flora intestinal, que é necessária para a vida desses agentes etiológicos. Existem parasitas, contudo, que não são eliminados por vermífugos, quando estes são administrados por via oral.