São elas: baixo índice glicêmico (menor ou igual a 55), médio índice glicêmico (entre 56 e 59) e alto índice glicêmico (maior ou igual a 70)....Confira alguns alimentos fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico listados abaixo:
A mandioca ou a tapioca não são alimentos indicados para quem tem diabetes, pois são alimentos ricos em carboidratos, que elevam a glicemia e contêm poucas substâncias saudáveis.
“Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos, têm mais fibras e também garantem energia. Já os carboidratos de médio e alto índice glicêmico contribuem para o aumento de peso”, esclarece Camila Torreglosa.
Índice Glicêmico é um indicador que retrata o impacto provocado por um determinado alimento na glicemia pós-prandial....
O índice glicêmico (IG) é um valor dado aos alimentos com base na velocidade com que os níveis de glicose (açúcar) aumentam no sangue após sua ingestão. Ou seja, é uma medição que indica maior ou menor potencial de um alimento de elevar a glicemia.
49
Veja dicas simples para se reduzir o índice glicêmico de suas refeições.
O índice glicêmico de um alimento é medido em comparação com algum alimento, normalmente o pão. O cálculo é feito em laboratório: os cientistas dão um pão a um paciente e observam quanto tempo ele demora para absorver esses carboidratos.
"Porém, devemos lembrar que ambos os alimentos possuem diferentes níveis de qualidade. Por exemplo, o macarrão integral e o arroz integral são nutricionalmente melhores que o macarrão comum e arroz branco, pois possuem mais fibras, menor índice glicêmico, mais vitaminas e promovem maior saciedade", explica Oyama.
Raquel Botelho diz que, analisando puramente os macronutrientes, o macarrão é, sim, substituto do arroz, mas desencoraja a substituição. "Em termos de calorias, se for arroz puro e macarrão puro, não faz diferença.
Substitutos do arroz
De origem chinesa, o macarrão de arroz é rico em benefícios à saúde. Valéria Goulart explica que esse tipo de massa não tem gorduras saturadas e conta com menor índice glicêmico que o macarrão de trigo. Além disso, não tem glúten e é ideal para quem quer manter o peso ou emagrecer, garante a especialista.
Os carboidratos, principais nutrientes da massa, funcionam como uma fonte de energia facilmente disponível. O macarrão integral é uma boa opção para quem se preocupa com a saúde, pois possui mais fibras alimentares e maior quantidade de vitaminas e sais minerais do que o macarrão de farinha de trigo refinada.
Tradicional em diversos países asiáticos, o bifum é feito basicamente de arroz e água, o que o torna uma boa alternativa para os veganos, já que não possui ingredientes de origem animal. O macarrão tradicional leva farinha de trigo refinada e água, mas algumas marcas usam ovos.
Uma xícara de arroz integral cozido contém 52 gramas de carboidratos totais. Ë o mais indicados em dietas porque é considerado o mais nutritivo, explica o sítio estrangeiro Health Line. Ele é classificado assim porque possui mais fibras que o arroz branco.
Arroz selvagem Ele contém mais proteína, fibra, potássio e zinco do que o arroz marrom ou branco. Também é mais baixo em calorias e carboidratos.
O arroz parboilizado é uma boa opção para quem deseja emagrecer. A melhor opção, no entanto, ainda é o integral. A quantidade de fibras e o baixo índice glicêmico (diferente do arroz branco, que tem um alto índice) ajudam no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade.