A coesão sequencial é um recurso que colabora com a evolução textual apontando a passagem do tempo. Trata-se de um mecanismo coesivo que acontece por meio de marcadores verbais e conectivos os quais indicam essa progressão ao longo do texto.
Coesão por Referência Exofórica.: é aquela que se refere a um elemento fora do texto. Ex.: A gente era pequena naquele tempo. E aquele era um tempo em que ainda se apregoava nas ruas. Endofórica.: pode se referir a algo mencionado anteriormente no texto à anáfora ou a algo mencionado posteriormente à catáfora.
Esta relação que existe entre o pronome e o sintagma que ele representa é chamada de endofórica (formado pelo Grego endos,”interno, dentro de”, e phoréo, “levar”), porque é uma relação estabelecida entre dois elementos internos do próprio texto.
Ora, como estamos tratando de recursos textuais, concluiremos que as palavras com função endofórica se relacionam com termos do próprio texto. Já as exofóricas trazem algo de fora para dentro do texto.
Chamamos de referenciação as diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Um dos fatores que podem nos auxiliar no momento da construção de um texto é a referenciação. ...
Os elementos de referenciação tem como objetivo evitar esta repetição de termos que já foram ditos no texto. Anáfora: expressão que retoma uma ideia anteriormente expressa (retrospectivo).
Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência. Vejamos alguns exemplos de CATÁFORA: A irmã olhou-o e disse: - João, estás com um ar cansado. ... Catáfora - termo usado para fazer referência a um outro termo posterior.
Conclusão: referência catafórica pode ser uma referência em que haja uma catáfora. Ou uma referência semelhante a uma catáfora. b) Anáfora – consiste na repetição de uma ou mais palavras no princípio de enunciados sucessivos, em que sobressai com ênfase o elemento repetido.
As palavras em destaque (esse, este, aquela) são pronomes demonstrativos e são utilizados para fazer referência a algum termo que já foi dito no texto (anáfora) ou que ainda será apresentado (catáfora).
Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição. Consiste na menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto.