As bacias sedimentares são um tipo de estrutura geológica caracterizada pela sua presença em áreas de depressão relativa ou absoluta resultantes do acúmulo de sedimentos (partículas de rochas), formando várias camadas de rochas sedimentares.
As bacias sedimentares são economicamente importantes, porque são responsáveis pelas fontes de energia fóssil, como carvão mineral e o próprio petróleo.
São formadas a partir da deposição de material sedimentar que, ao longo de milhões de anos, consolida-se e transforma-se em formações rochosas.
Existem 30 bacias sedimentares no Brasil, 29 com potencial para descobertas de reservatórios comerciais de petróleo e gás natural.
Nessas estruturas se formam importantes recursos minerais energéticos como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. A estrutura geológica brasileira é constituída predominantemente por bacias sedimentares, que recobrem 64% do território.
Destaque para minerais metálicos, como o ferro, o manganês e a bauxita (minério de alumínio). Esses minerais são a base da indústria mineradora brasileira, principalmente o minério de ferro. Em menor escala, porém não menos importante, tem-se também o ouro, o cobre e o nióbio.
Já o Lagerstätte constitui em um depósito de sedimentos (jazida), que apresentam fósseis extraordinários em ótimo estado de preservação, incluem algumas vezes, tecidos moles bem conservados. ... O que possibilita a fossilização, pois retarda a decomposição.
O termo bacia sedimentar é usado para se referir a uma área geográfica que exibe uma depressão em decorrência da subsidência do terreno, formando uma grande bacia que recebe os sedimentos provenientes das áreas altas que a circundam, os quais vão se acumulando e a medida que vão sendo soterrados, são submetidos a um ...
Escudos cristalinos, muito antigos, de rochas rígidas e resistentes que originaram planaltos e algumas depressões, compondo 1/3 do território nacional. ... Bacias sedimentares compostas de rochas sedimentares que originaram as planícies, planaltos sedimentares ou depressões, ocupando cerca de 64% do total do país.
Os escudos cristalinos, ou maciços antigos, representam um tipo de formação geológica muito resistente e que se forma geralmente em áreas de baixa altitude. São constituídos de rochas cristalinas tanto metamórficas quanto magmáticas e com alta resistência à erosão e ao intemperismo.
Mais de um terço da superfície do nosso país estão sobre estruturas de Escudos Cristalinos. As três principais formações são: o Escudo das Guianas, no extremo norte do território, o Escudo do Brasil Central, com maior extensão e o Escudo Atlântico, que abrange a porção leste do país.
Resposta. Resposta: Os maciços antigos (ou escudos cristalinos) são os terrenos mais antigos da crosta terrestre, sendo constituídos por rochas magmáticas e metamórficas. Nos maciços apareceram as jazidas minerais metálicos (ferro, ouro, manganês, prata, cobre, alumínio e estanho).
Cerca de 36% do território brasileiro é formado pelos escudos cristalinos, dos quais se destacam: Escudo das Guianas: localizado no extremo norte do Brasil. Escudo do Brasil Central: localizado na região centro-norte do Brasil. Escudo Atlântico: localizado na região centro-leste do Brasil.
Nas bacias sedimentares se formam importantes recursos minerais energéticos como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. Esses minerais são importantes para a produção de energia e de manter o nosso país com plena produção industrial.
durante milhoes de anos são responsáveis pela presença de recursos orgânicos utilizados como por exemplo : fonte de energia, carvão naturalmente, gas natural, petróleo. escudo cristalino: importância: nos mais antigos , temos minerais não- metalicos como por exemplo: granito e ardósia.