Como outros capacitores convencionais, os capacitores eletrolíticos armazenam a energia elétrica estaticamente por separação de carga em um campo elétrico na camada de óxido dielétrico entre dois eletrodos. O eletrólito não sólido ou sólido, em princípio, é o cátodo, que forma assim o segundo eletrodo do capacitor.
Tipos de capacitores.
Capacitor Cerâmico É um dos tipos mais comuns de capacitores em uso. O nome indica o material com o qual seu dielétrico é construído – cerâmica. Esses capacitores são, no geral, de pequenas dimensões físicas e capacitância de valor baixo, geralmente menor que 10μF. São encontrados nos formatos SMD e THT.
Podemos destacar quatro tipos diferentes: Capacitores eletrolíticos (polarizados, não polarizados e tântalo). Condensadores de poliéster (metálicos e não metálicos) Capacitores de cerâmica (disco e placa)
substantivo masculino Unidade de capacidade elétrica (símb.: F), equivalente à de um condensador elétrico entre cujas armaduras aparece uma diferença de potencial de 1 volt, quando ele é carregado com uma quantidade de eletricidade igual a 1 coulomb. Etimologia (origem da palavra farad).
Os capacitores eletrolíticos de alumínio SMD usam três símbolos no seu código de identificação, sendo dois números para a capacitância e uma letra para a tensão de trabalho. A letra pode ser intercalada ao número, substituindo a vírgula decimal. Por exemplo, F33 indica um capacitor de 33 uF x 25 V.
Significa Volts em Corrente Alternada. Quanto maior os VCA, melhor será o isolamento das placas de capacitor. Portanto podemos dizer que quanto maior a voltagem de isolamento de um capacitor, melhor o isolamento para suportar as oscilações de voltagem na rede de energia elétrica.
1 µF, uF ou mF = 1 microfarad = 10-6 farads. (Cuidado: em outros contextos, mF é a abreviação oficial de milifarads, ou 10-3 farads).
A codificação segue a seguinte convenção: – Os dois primeiros números impressos especificam o valor da capacitância. – O terceiro número indica o número de zeros que há após os dois primeiros números.
Lembre-se: reconhecer um capacitor de tântalo SMD é fácil. Ele sempre terá uma faixa em cor diferente do restante da carcaça marcando o polo positivo, poderá ter a cor amarela ou preta, formato retangular e o encapsulamento normalmente é feito de epóxi.
1º passo: Faça o curto circuito novamente para liberar qualquer resto de energia elétrica que esteja armazenada no capacitor. 2º passo: Coloque o multímetro na escala de continuidade, e coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e espere alguns segundos para que ele possa ser carregado.
Os capacitores SMD podem ser marcados com outra codificação, o código consiste em uma ou duas letras e um digito. A primeira letra representa o fabricante (K para Kemet, por exemplo) a segunda letra o valor e o digito o multiplicador. Exemplos: S3 tem um valor de 4,7nF (4,7 x 100pF) não estando referido o fabricante.
Capacitores de cerâmica para SMD Desviar ruídos de alta frequência de volta para a fonte de alimentação. Os capacitores cerâmicos para SMD consistem de um bloco retangular de dielétrico de cerâmica no qual um certo número de eletrodos metálicos intercalados estão contidos.
Lembre-se: reconhecer um capacitor de tântalo SMD é fácil. Ele sempre terá uma faixa em cor diferente do restante da carcaça marcando o polo positivo, poderá ter a cor amarela ou preta, formato retangular e o encapsulamento normalmente é feito de epóxi.
– valor da capacitância – . 1uF ou 0.
Comparando o valor medido com a especificação do fabricante podemos saber se o componente está com defeito....Atualmente existem três métodos de medir componentes na placa:
Ligue os dois fios do multímetro nas duas pontas do resistor. Resistores não possuem polaridade, portanto não importa qual fio você liga em cada ponta. Determine a resistência efetiva do resistor. Leia o resultado mostrado no multímetro.