O Engenheiro Biomédico projeta programas de computador e equipamentos para tratamentos de saúde, diagnóstico e prevenção de doenças. Esse profissional pode atuar na indústria de produtos médicos, hospitais, clínicas e centros de manutenção hospitalar.
A profissão de Engenharia Biomédica é regulamentada desde 2008 e para exercê-la é obrigatório possuir diploma de curso superior reconhecido pelo MEC e obter registro profissional no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Os maiores empregadores de engenheiros biomédicos são: Centros de Pesquisa.
A Engenharia Biomédica é uma das opções de pós-graduação em engenharia e está relacionada a criação e manutenção de equipamentos utilizados nos processos do sistema de saúde. Já a Biomedicina é responsável pela prevenção e diagnóstico de doenças.
€ 11.
Este tecnólogo implanta e faz manutenção de equipamentos clínicos, médico-hospitalares e odontológicos. Assim como o engenheiro, este profissional também encontra espaço na indústria ou em laboratórios de análises clínicas, consultórios, hospitais, unidades de saúde ou em órgãos públicos, como as secretarias de Saúde.
Este engenheiro atua, ainda, em clínicas médicas, centros de saúde, laboratórios farmacêuticos e de análises clínicas, em serviços especializados em manutenção hospitalar e em centros de pesquisa. Pode-se trabalhar nesta área com um curso tecnológico.