O termo "espírito santo" aparece apenas três vezes na Bíblia Hebraica (em Salmos 51:11 e duas vezes em Isaías .
Estavam todos reunidos. Muitos afirmam que todas as 120 pessoas mencionadas em Atos 1.
São Lucas diz que 120 cristãos (Maria, Apóstolos, os Setenta, as mulheres, os irmãos de Jesus) foram reunidos para o milagre da descida do Espírito Santo no Pentecostes em Jerusalém. Estes 120 e os primeiros convertidos de alguma forma testemunharam uma aparição do Cristo ressurreto também neste dia./span>
O episodio de Pentecostes é narrado por Lucas em Atos 2,1-11. Sem muita reflexão, seriamos tentados a responder que apenas os Doze apóstolos é que receberam o Espírito Santo./span>
A Festa das Colheitas (Cabanas ou Pentecostes) não era uma cerimônia neutra, isto é, os celebrantes não se reuniam para um simples lazer ou diversão. Toda a cerimônia buscava reafirmar e aprofundar o sentido da fé em Javé, o Deus Criador e Libertador.
Pentecostes é uma celebração muito importante do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. Tradicionalmente, o Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e no décimo dia depois do dia da Ascensão.
De acordo com o livro de Atos, os discípulos receberam o Espírito após Jesus ter subido aos céus, ter sido exaltado à direita do Pai, e derramado o Espírito no dia de Pentecostes (veja Atos 2.
Quem tem o Espírito Santo não vive mais na prática do pecado! ... E, quando ele vier [o Espírito Santo], convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo; (João 16:8 KJF) – colchetes do autor.
A história do milagre de Pentecostes, que aconteceu muitos anos depois, fala de união. Diz a Bíblia que os apóstolos (os 12 "alunos" de Jesus) estavam em um lugar quando ouviram um barulho, como se o vento soprasse forte. Então, sobre a cabeça de cada um, apareceram línguas de fogo./span>
“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei" (Gl 5:23). Os frutos do Espírito Santo de Deus estão mencionados no livro de Gálatas, parte do Novo Testamento.
O Espírito Santo é por excelência o nosso consolador. ... Vimos que o Espírito Santo é uma pessoa, que ele tem uma mente, que ele tem desejos, que ele ama, que ele se alegra e que ele nos conforta, ou seja, nos encoraja. Aprendemos que o Espírito Santo é uma pessoa e, portanto, que devemos nos relacionar com ele como tal.
O Espírito Santo está presente em toda a Bíblia. Na criação, no planejamento e na construção do universo (Gênesis 1:2; Salmos 104:30). Ele também atuou na formação do homem (Jó 33:4). E agiu por intermédio dos juízes, reis, sacerdotes e profetas (2 Samuel 23:2; Miquéias 3:8).
A Bíblia revela a verdade sobre a pessoa do Espírito Santo. O que os crentes precisam saber sobre o Espirito Santo? Sobre a sua divindade, a sua personalidade, os seus atributos divinos e as suas obras de acordo com a revelação bíblica.
Temos que entender que Deus é o Espírito Santo, como se diz, por excelência, ou seja, aquele que é chamado de Pai, na Santíssima Trindade. ... E, às vezes, Ele é chamado também de o Santo Espírito./span>
Como receber o Espírito Santo
Portanto, se quiser ser guiado pelo Espírito, deve primeiramente, seguir Suas direções para ser santo. O apóstolo Paulo escreveu: “porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm. 8:14). O que nos marca como filhos de Deus é sermos guiados pelo Espírito.