EQST

O Que O Sinal Da Silhueta?

O que é o sinal da silhueta?

LETRA A: sinal da silhueta: É a indefinição radiológica dos limites de duas estruturas contíguas e com densidades semelhantes que se encontram no mesmo plano anatômico. Na radiografia, é possível visualizar o sinal da silhueta com a borda diafragmática esquerda.

O que é um Broncograma?

A visualização do ar no interior dos brônquios intrapulmonares chama-se sinal do broncograma aéreo e configura uma anormalidade. Esse sinal depende das densidades água e gás. Se o brônquio contém gás, para que seja visto na radiografia ou tomografia do tórax ele deve estar cercado por matéria com a densidade água.

O que é uma consolidação pulmonar?

DOENÇA ALVEOLAR. A consolidação pulmonar é definida como a substituição do ar dos alvéolos por líquido, células ou a combinação destes dois. Nos exames radiológicos estas alterações se caracterizam por imagens opacas, causando apagamento dos vasos pulmonares, sem perda significativa de volume do segmento afetado [fig.

O que é opacidade linear pulmonar?

Opacidade linear com 1 mm ou menos de espessura, que corresponde, em posição e extensão, à separação anatômica dos lobos pulmonares ou porções dos lobos.

O que é aumento do coeficiente de atenuação dos pulmões?

Opacidade em vidro fosco é achado freqüentemente visto na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax e se traduz pelo aumento do coeficiente de atenuação dos pulmões, mas sem apagar as marcas broncovasculares.

O que é vidro fosco na medicina?

O padrão em vidro fosco é um achado freqüentemente visto na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax, e se traduz pelo aumento do coeficiente de atenuação dos pulmões, sem, no entanto, apagar as marcas broncovasculares.

O que significa leve espessamento de paredes brônquicas?

Espessamento das paredes brônquicas é achado freqüente, porém inconstante em bronquiectasia. Pequeno espessamento das paredes brônquicas é visto em normais, asmáticos, nas infecções virais do trato respiratório inferior e em fumantes assintomáticos(13).

O que é espessamento dos bronquios?

A bronquiectasia é um alargamento (dilatação) irreversível de porções dos dutos respiratórios ou vias aéreas (brônquios) resultante de lesão na parede das vias aéreas.

O que é espessamento do pulmão?

O espessamento irregular traduz basicamente fibrose intersticial e é visto em doenças fibrosantes pulmonares; em geral, não é o padrão predominante, e sim um achado associado a outros padrões de fibrose. O ESIL nodular (como observado no presente caso) apresenta um grupo bem definido de doenças causais.

O que quer dizer dos brônquios dilatados?

Bronquiectasias é uma dilatação anormal e irreversível dos brônquios, geralmente associada a lesões graves e repetidas na parede das vias aéreas e no parênquima pulmonar. Se não for tratada adequadamente, a doença pode levar a quadros graves de insuficiência respiratória crônica e até mesmo à morte.

O que provoca o broncoespasmo?

Olá Murilo, geralmente o broncoespasmo não é causado por um único problema. É decorrente de exacerbações de doenças respiratórias já existentes, como gripes e resfriados, da inalação de produtos tóxicos ou de partículas que desencadeiam reações alérgicas, assim como do descontrole de doenças cardíacas.

Qual a finalidade dos brônquios e bronquíolos em nosso sistema respiratório?

Os bronquíolos têm como função transportar o ar até os alvéolos pulmonares, onde ocorre a hematose (troca gasosa). Os bronquíolos constituem as ramificação terminais dos brônquios que penetram os alvéolos pulmonares. Dentro do pulmão, os brônquios de primeira ordem se ramificam em brônquios de segunda e terceira ordem.

Qual a função dos alvéolos no sistema respiratório?

Os alvéolos pulmonares são um local de realização de trocas gasosas, em que o gás carbônico, presente no sangue, passa para o interior dos alvéolos, e o oxigênio, presente no ar inspirado, passa, do interior dos alvéolos, para o sangue.

Qual a finalidade dos brônquios?

Qual é a função dos brônquios? O corpo humano é dotado de dois brônquios, o esquerdo e o direito, localizados logo abaixo da parte inferior da traqueia, no meio do tórax. Eles são responsáveis por fazer a conexão da traqueia com os pulmões, conduzindo o ar.