Assim sendo, a relação entre liberdade e responsabilidade se dá pelo fato da capacidade racional e investigativa pelo ser humano racional, o que faz com que o homem cumpra seus deveres para que possa exigir seus direitos. Dessa forma, a liberdade é uma escolha que requer bastante responsabilidade.
A pessoa humana é expropriada de si mesma sem autonomia. Ser autónomo significa, a meu ver, poder determinar e estabelecer o sistema de legalidade vinculativo de todos os seus actos. A liberdade situa-se e exerce-se dentro desse sistema. ... A responsabilidade é o ónus intrínseco da autonomia e da liberdade.
A responsabilidade social e a ética estão intrinsecamente ligadas. A ética é à base da responsabilidade social e se expressa por meio dos princípios e valores adotados pela organização na condução dos seus negócios. Vazquez define ética como “teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
Hans Jonas desenvolveu a Ética da Responsabilidade ao pensar em consequências futuras. O filósofo atribuiu ao ser humano a responsabilidade pela manutenção da natureza e pela garantia do bem-estar e da existência de futuras gerações.
A ética da convicção é, para Weber, o conjunto de normas e valores que orientam o comportamento do político na sua esfera privada. Já a ética da responsabilidade representa o conjunto de normas e valores que orientam a decisão do político a partir de sua posição como governante ou legislador.
quando se refere a etica e suas consequencias, pode-se considerar: etica da convicção e a etica da responsabilidade. ... 2- a etica da convicção esta na esfera pública. 3-nao seguem valores ou principios absoluto. 4- o resultado e sempre mais importante do que a intenção das ações.
O problema central da ética é a dificuldade que temos de conciliar entendimentos e desejos. Fica aqui uma indagação sobre até que ponto conseguimos nos colocar na posição do outro para avaliarmos se uma ação é correta, é válida, é justa, é honesta.