A procalcitonina (PCT) é um marcador inflamatório que vem sendo utilizado como um indicador de infecção bacteriana grave. A detecção precoce do quadro séptico é difícil, principalmente numa população heterogênea como no caso dos neutropênicos febris.
Segundo Meisner (2010), a PCT é considerada atualmente um marcador diagnóstico de infeção bacteriana grave e sépsis. O seu valor normal situa-se abaixo dos 0,05 ng/ml e a sépsis condiciona níveis elevados desse marcador no plasma.
Platelet Distribution Width (PDW): Corresponde à amplitude de distribuição volumétrica das plaquetas, ou seja, a diferença entre o menor e o maior tamanho das plaquetas analisadas.
PDW: É o índice que avalia a variação de tamanho entre as plaquetas. Quando os valores estão elevados significa que o tamanho das plaquetas em circulação é discrepante.
Um plaquetócrito que consta como "alto" pode representar uma quantidade de plaquetas no sangue maior do que o comum. Isso pode ser apenas uma variação de pessoas para pessoa ou alguma alteração que vá ser analisada por um médico ou profissional da saúde responsável.
O PLAQUETOGRAMA se refere à dosagem das plaquetas, estas são fragmentos de células responsáveis pelo início do processo de coagulação. Quando um tecido de qualquer vaso sanguíneo é lesado, o organismo rapidamente encaminha as plaquetas ao local da lesão.
Essas plaquetas de tamanho maior normalmente são indicativas de alteração no processo de ativação e produção plaquetária, podendo acontecer como consequência de problemas cardíacos, diabetes ou condições hematológicas, como leucemia e síndromes mieloproliferativas.
Remédios naturais para aumentar a imunidade