Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser; “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
O êthos, grafado com eta, remonta a Homero, e o éthos, com epsílon, a Ésquilo, o fundador da tragédia grega. ... Éthos, em Ésquilo (525-456 a.C.), designa mais ou menos a mesma coisa, mas, fundamentalmente, a tradição, no sentido de o que é habitual, corriqueiro, usual, etc., e que vem a se impor como uma sabedoria.
Resposta: Explicação: Pois os romanos os nomeram desta forma, devido a língua difundida por todo o território. Tanto é que o nome oficial é República Helênica, Hélade ou Hellada.
Os gregos dedicaram-se mais ao comércio e a navegação pois habitavam em uma região pouco apropriada para a agropecuária, de modo que, diferente dos gregos e dos povos da Mesopotâmia, não podiam garantir todo o necessário para a sobrevivência somente com a exploração local.
Durante muito tempo esses povos eram chamados de bárbaros pelos habitantes da Hélade, região entre a Grécia central e a do norte – cujos habitantes eram chamados de Helenos – ainda que, como eles, fossem de origem indo-europeia.