Conciliação contábil: um passo a passo descomplicado
Esse processo normalmente é realizado em conjunto com o extrato bancário e os comprovantes de pagamento enviados por clientes. Por meio de uma conciliação de recebíveis é possível mensurar todos os valores e projetar o montante total que a empresa tem a receber.
O controle das contas a pagar é um dos principais processos de gestão que controla, antecipa e estima as obrigações durante determinado período. Além de evitar juros decorrentes de vencimentos, esse dado ajuda a prever a margem de lucratividade e avaliar o saldo real em caixa.
Conciliação das contas contábeis é a checagem do respectivo saldo/movimentação com a realidade efetiva (saldo/movimentação real). Conciliação das contas contábeis é a checagem do respectivo saldo/movimentação com a realidade efetiva (saldo/movimentação real).
Planilha de contas a receber: saiba como fazer em 7 passos
Como cadastrar lançamentos
Dentro deste contexto de transparência, o objetivo da conciliação contábil é oferecer um plano de informações confiáveis, que espelhem a realidade contábil de uma organização e possam ser utilizados, sem inconsistências, na análise da realidade patrimonial da companhia e no fechamento de balanços contábeis.
Para processar a conciliação, defina se ela será por fornecedores ou clientes. Após isso, informe o grupo de contas, os fornecedores ou clientes dos movimentos e a conta contábil dos lançamentos. Se informar uma conta sintética, a rotina irá trazer todos os lançamentos das contas analíticas abaixo dela.
A conciliação contábil é um procedimento fundamental para manter o equilíbrio das contas, evitar perdas e melhorar o controle financeiro. Entretanto, o processo deve ser realizado com muito cuidado, já que qualquer disparidade de informações deve ser anotada e corrigida.
Alguns dos principais erros são:
A composição de saldo das contas de um balanço é uma peça importante de suporte para a contabilidade, e pode a meu ver, ser considerada um mapa das pendências de uma empresa. É mister entre os Contadores como também entre os Auditores que a contabilidade precisa ter suporte.
As contas se dividem basicamente em dois tipos: patrimoniais e de resultado. As patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as de resultado são as receitas e despesas verificadas em determinado período.
Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.
Os ativos são, por exemplo, o dinheiro em caixa, as duplicatas a receber, os estoques de produto, os equipamentos e os imóveis. Já os passivos são as obrigações que a empresa tem perante terceiros. O conceito corresponde às dívidas, incluindo os empréstimos e as contas por vencer.
Em contabilidade, o passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas, enquanto no ativo se representam os bens e direitos que pertencem a uma determinada entidade. O passivo é a coluna da direita num balanço patrimonial. Um exemplo de ativo é uma conta a receber, e passivo seria uma conta a pagar.
Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.
Ativo total é um indicador de rentabilidade que informa a soma de todos os ativos de uma empresa, ou seja, todos os seus bens ou direitos que podem gerar dinheiro no futuro. Inclusive, o ativo total abrange tanto os ativos circulantes quanto os não-circulantes.
Ao somar o ativo circulante e não circulante de uma empresa temos o ativo total desta companhia. E ao somar o ativo total com o passivo total da empresa teremos o seu balanço patrimonial. Uma das principais ferramentas para avaliar a posição contábil e financeira de uma empresa.