Fixação do nitrogênio por bactérias, como as do gênero Rhizobium; Decomposição da matéria orgânica e formação do íon amônio; Processo de nitrificação, na qual são observadas duas etapas: nitrosação e nitração.
Nitrosomonas é um gênero composto por haste bactérias quimioautotróficas forma. Esta bactéria oxida amónia em nitrito como um processo metabólico. ... [1] O género encontra-se no solo, água de esgoto, de água doce e, em superfícies de edifícios, especialmente em áreas poluídas que contém níveis elevados de azoto compostos.
A função de transformar o nitrogênio existente no ar atmosférico em formas assimiláveis para plantas e animais - Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) - é realizada por bactérias fixadoras de nitrogênio e algumas algas azuis (cianobactérias), sendo a enzima universal conhecida como nitrogenase.
A maioria das leguminosas é conhecida por sua habilidade em formar simbiose com bactérias fixadoras de nitrogênio, conhecidas como bactérias diazotróficas, obtendo assim, parte ou todo o nitrogênio necessário para seu crescimento (Franco et al. 1992).
Bactérias diazotróficas endofíticas são capazes de promover o crescimento do milho por meio da fixação biológica do nitrogênio (FBN) ou pela produção de fitormônios.