EQST

O Que Equidade Na Bncc?

O que equidade na Bncc? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é equidade na Bncc?

Um dos maiores desafios da educação brasileira é garantir a equidade. Todos os alunos deveriam ter as mesmas oportunidades de aprendizagem, independentemente de onde estudam ou de sua classe social.

O que é e para que serve o currículo escolar?

O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino. ... Ela é um norteador, mas o currículo escolar em si deve ser estabelecido por cada instituição.

O que é o currículo na educação infantil?

O currículo busca articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico da sociedade por meio de práticas planejadas e permanentemente avaliadas que estruturam o cotidiano das instituições.

O que é currículo formal e oculto?

O terceiro, o “currículo oculto”, é constituído por todos os saberes que não estão prescritos nas diretrizes curriculares, mas que acabam por afetar, positiva ou negativamente, o processo de aprendizagem dos conhecimentos escolares. ...

O que é o currículo explícito?

CURRÍCULO FORMAL, OFICIAL, PRESCRITO, EXPLÍCITO: É aquele que é imposto pelo sistema de ensino: LDB, PCN e Propostas curriculares. São documentos oficiais decididos e formados por normas estabelecidas dentro dos gabinetes das Secretarias (federais, estaduais e municipais) de Educação.

Quais as principais características que compõe o currículo formal?

CURRÍCULO FORMAL: estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo; encontrado nas leis, nos parâmetros e diretrizes curriculares.

Qual a diferença entre currículo formal e informal?

Representa a obrigação formal do professor, traduz-se num horário lectivo semanal para os alunos e professor e no cumprimento de programas previamente concebidos. O Currículo Informal, refere-se a todas as actividades estruturadas ou não estruturadas que decorram para além das actividades lectivas dos alunos.

Quais os elementos centrais do currículo integrado?

Esta proposta integra, ainda, formação geral, técnica e política, tendo o trabalho como princípio educativo. Desse princípio, que se torna eixo epistemológico e ético-político de organização curricular, decorrem os outros dois eixos do 'currículo integrado', a saber: a ciência e a cultura.

Como é definido o currículo real?

Currículo real é transição pragmática do currículo formal,é a interpretação que professores e alunos constroem juntos,no exercício cotidiano,sejam conceituais,materiais ou na interação entre professor e alunos.

O que é currículo oculto .essa definição pertence a qual autor?

Silva (2003) categoriza essas aprendizagens informais como currículo oculto. Segundo ele, “[...] o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes” (p. 78).

O que o currículo contempla em seus aspectos?

O currículo escolar contempla aspectos, como saúde, sexualidade, vida familiar e social, meio ambiente, trabalho, cultura, linguagens, interligada a Matemática, Português, Ciências, História, Língua Estrangeira, Educação Física, Artes e Educação Religiosa.

Quais são as abordagens do currículo oculto?

Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.

São adaptações curriculares não significativas de currículo no que se refere à objetivos e conteúdos?

As Adaptações Não Significativas do Currículo são importantes como medidas preventivas levando o aluno a aprender os conteúdos curriculares de maneira mais ajustada as suas condições individuais, para prosseguir na sua carreira acadêmica, evitando-se seu afastamento da escola regular.

O que é adaptação curricular no campo da educação especial?

As Adaptações Curriculares são providências que devem ser implementadas para atender às necessidades educacionais de cada aluno, inclusive às necessidades educacionais especiais, de forma a favorecer-lhes o acesso ao conhecimento e seu uso funcional, na administração de sua própria vida, e no processo de transformação ...

Quais são as adaptações curriculares significativas?

As adaptações significativas na temporalidade referem-se ao ajuste temporal possível para que o aluno adquira conhecimentos e habilidades nas quais estão ao seu alcance, mas que dependem do ritmo próprio ou do desenvolvimento de um repertório anterior que seja indispensável para novas aprendizagens.

Quais os dois tipos de adaptações curriculares?

Existem dois tipos de adaptações curriculares: as de grande porte e as de pequeno porte.

O que são adaptações curriculares de grande porte?

As adaptações de grande porte compreendem modificações maiores de natureza política, administrativa, financeira, burocrática que altera significativamente os documentos oficiais da escola, e que extrapola a área de atuação específica do professor, das quais podemos citar a criação de condições físicas, ambientais e ...

Como fazer atividades adaptadas?

5 dicas para criar atividades adaptadas na Educação Especial

  1. Dica #1: Leia e Releia!
  2. Dica #2: Ensine Palavras Muito Utilizadas.
  3. Dica #3: Forneça Repetição com Variedade.
  4. Dica #4: Exemplifique e Suporte a Comunicação.
  5. Dica #5: Sucesso atrai mais sucesso!

Qual a importância das adaptações curriculares para o processo de ensino e aprendizagem?

Reconhecidamente, as adaptações curriculares constituem uma possibilidade para atender às dificuldades de alunos com deficiência, ou que apresentem dificuldades de aprendizagem, favorecendo a apropriação do conhecimento escolar e contribuindo com o seu processo de aprendizagem.

O que é adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual?

As adaptações curriculares, de acordo com os estudos na área, constituem‐se como oportunidades educacionais que proporcionam aos alunos com deficiência o acesso ao currículo e a aprendizagem dos conteúdos escolares (ROSSETO, 2005; OLIVEIRA, 2008; LOPES, 2010).

Qual a importância da adaptação curricular no processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual?

Assim, a adaptação curricular quebra a barreira do padrão, auxiliando o currículo oficial, especificando e estruturando um caminho para nortear a prática pedagógica por meio de um planejamento desenvolvido pelos professores da Educação Especial e do ensino regular, no intuito de apoiar os alunos com deficiência e, em ...

Como adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual?

5 dicas para fazer adaptação de atividades na Educação Inclusiva

  1. 1 - Conheça. Um dos primeiros passos é conhecer para quem você está planejando: quais são suas habilidades, suas dificuldades, se apresenta alguma deficiência ou transtorno e como isso pode impactar em sua aprendizagem; ...
  2. 2 - Simplifique. ...
  3. 3 - Metas. ...
  4. 4 - Parcerias. ...
  5. 5 - Engajamento do grupo.

Como trabalhar com alunos com deficiência intelectual em sala de aula?

Seguem algumas sugestões de atividades para alunos com deficiência intelectual e o restante da turma:

  1. Vôlei sentado. ...
  2. Jogo de passes. ...
  3. Montar o robô com formas geométricas. ...
  4. Escrever o próprio nome com pregadores. ...
  5. Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ...
  6. Canção nos palitos de picolé ...
  7. Memorização de letra e imagem.