A parte externa do colo, que fica em contato com a vagina, chama-se ectocérvice; sua parte interna é a endocérvice. O local em que o canal cervical se abre para a vagina recebe o nome de zona de transformação, área em que se desenvolve a maioria dos tumores do colo uterino.
A ectocervix tem aproximadamente o tamanho de uma noz, sendo arredondada e convexa, coberta por um epitélio escamoso estratificado não keratinizado sensível a hormônios. O canal endocervical é o lúmen que atravessa o colo uterino conectando a cavidade uterina ao lumen da vagina.
Objetivo: As neoplasias glandulares endocervicais e endometriais são patologias preveníveis e curáveis quando precocemente detectadas. O exame citopatológico (Papanicolau) é um método muito utilizado para o rastreamento de neoplasias ginecológicas. A qualidade do exame citopatológico depende da adequação da amostra.
Sinais e Sintomas do Câncer do Colo do Útero
Bianca Manzoli, coordenadora do Comitê de Nutrição da Abrale, ressalta que “alimentar-se adequadamente é elemento fundamental para o bom andamento do tratamento oncológico”. Não existe exatamente uma dieta para quem tem câncer. É importante que seja consumido de tudo: frutas, leites e derivados e carnes.