É praticamente consensual entre os economistas a ideia de que, no curto prazo, existe trade-off entre inflação e desemprego, ou seja, os governantes podem trocar uma taxa mais elevada no nível de preços por menos pessoas sem trabalho e, consequentemente, um produto maior da economia.
A meta de inflação define uma faixa de inflação que deve ser atingida em determinado ano. Ou seja: é definido um limite dentro do qual o índice oficial de inflação, o IPCA (Índice de Preços Para o Consumidor Amplo), deve fechar neste período. ... O objetivo final é garantir que a inflação fique dentro da meta definida.
No Brasil, a meta para a inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e cabe ao Banco Central (BC) adotar as medidas necessárias para alcançá-la. O índice de preços utilizado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O cálculo para avaliar a inflação Para calcular a inflação, basta que você aplique o valor da inflação dos índices ao valor da mensalidade. Por exemplo, se a inflação acumulada estiver em 10% e a mensalidade da escola for R$ 500, o reajuste seguindo a inflação deve ser de 50 reais, o que dá um valor final de R$ 550.
Isso já seria motivo de sobra para saber como calcular inflação acumulada por meio do IPCA que é o indexador oficial do governo....Faça os cálculos: