O periodonto é o conjunto de tecidos integrados pela gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal formando um complexo de desenvolvimento biológico e funcional.
Os dentes são formados por um tecido conjuntivo chamado de dentina, que é altamente calcificado e bastante resistente. Recobrindo esse tecido, há uma camada dura e branca chamada de esmalte, considerada a substância mais rígida de todo o corpo.
O rebordo ósseo alveolar é uma estrutura anatômica que tem como função o alojamento das raízes dos dentes e sua forma depende da presença e posicionamento dessas raízes. Uma das causas mais comuns de perda da arquitetura do rebordo alveolar pode ser conseqüência de uma periodontite, exodontias ou mesmo traumatismos.
Significado de Rebordo substantivo masculino Borda revirada ou voltada para fora.
Introdução: O procedimento cirúrgico para regularização de rebordo alveolar é uma cirurgia pré-protética realizada na cavidade oral com o objetivo de ajustar a área de suporte da prótese, aumentar a retenção e facilitar a adaptação.
A perda de um ou mais dentes causa o comprometimento desse equilíbrio, definido por formação e reabsorção óssea. Isso porque o dente é um órgão dinâmico e uma falha pode causar defeitos na altura ou espessura dos processos alveolares, da mandíbula ou da maxila, afetando a região bucal como um todo.
Periodontite é a causa mais comum de perda óssea Entres estas, a periodontite é considerada como a mais comum de retirar esse osso de suporte do dente. Além disso, uma mordida não favorável, trauma dentário e diabetes também podem ser destacados.
Veja abaixo.
Osteoporose é definida como a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento. Essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio. Três em cada quatro pacientes são do sexo feminino. Afeta principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa.