Conforme citação de Homero, no livro “Sphairomachia”, do século 8 a.C., os gregos praticavam o “pé na bola”. Chamado de epyskiros, era disputando em um campo retangular com times de até 15 jogadores. A bola era feita de bexiga de vaca que, além de ar, levava também um pouco de areia em seu interior.
A palavra harpastum em latim significa "lágrima" ou "rasgado a força". O harpasto era disputado por duas equipes em um terreno retangular demarcado e dividido pela metade por uma linha. Os jogadores de cada equipe podiam passar uma pequena bola entre eles, e o objetivo do jogo era enviá-la ao campo contrário.
Na Grécia existiu o Episkiros, datado do século I a.C. com equipes de nove jogadores e num terreno retangular e com bola confeccionada de bexiga de boi. Em Esparta, os campos eram maiores e as equipes tinham quinze jogadores cada.
O esporte era chamado de tsu-chu, que em chinês, significa (tsu) uma "bola recheada feita de couro" (chu). O esporte foi criado para fins de treinamento militar, por Yang-Tsé, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia, em 2197 a.C.
Os chineses praticavam um esporte bem próximo do futebol: o tsu-chu. Os jogadores tentavam lançar com os pés e com as mãos uma bola recheada de capim por entre duas estacas de madeira fincadas no chão, distantes dez metros uma da outra, unidas por um fio de seda.
Na CHINA ANTIGA, Há evidências de que as forças militares, em torno de 2 º e 3 º século aC (Dinastia Han) praticavam um jogo, originalmente chamado “Tsu Chu“, em que chutavam uma bola de couro recheado com pelo ou penas atravez de uma abertura e, uma rede esticada entre postes de 30 metros de altura para treinamento ...
Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que funcionava como um treino militar. ... Formavam-se duas equipas com oito jogadores e o objectivo era passar a bola de pé em pé sem a deixar cair ao chão, levando-a para dentro de duas estacas no campo.
Este é o kemari (蹴鞠 ke = chutar; mari = bola), o futebol ancestral que era praticado nos templos xintoístas e na corte imperial. O jogo era simples: os jogadores formavam um círculo e tocavam a bola um para o outro, sem deixar cair. Atualmente, é praticado em templos, usando as roupas tradicionais do Período Heian.
Em 1863, permitia-se jogar em um gramado de 200 jardas (cerca de 180 metros), enquanto hoje a International Board estipula uma medida de até 130 jardas (120 metros). No ano da regulamentação, também não havia nenhuma marcação da área, do meio de campo ou dos escanteios, apenas as quatro linhas de fundo.
O futebol é o esporte mais popular do mundo e foi criado na Inglaterra, no século XVII. As primeiras regras escritas do futebol surgiram em 1830 e foram sendo modificadas posteriormente. ... Charles trouxe consigo bolas e as regras para a prática do futebol no país.
É jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo ou gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.
Como em muitos países, o futebol chegou ao Brasil nos pés de ingleses expatriados. No Brasil, é amplamente considerado que o pai do futebol foi Charles Miller, o filho de um empregado de uma empresa ferroviária. Miller, que era nascido no Brasil, foi à Inglaterra para estudar na Banister Court School.