Para determinar a potência térmica de uma fonte térmica que fornece uma quantidade de calor Q num intervalo de tempo Dt, faz-se a razão entre as grandezas: A potência é dada no SI por watt (W), mas usualmente tem-se: cal/s; cal/min; kcal/min.
Como exemplo, podemos citar a mistura de café quente com leite frio. Ainda que tenham temperaturas iniciais distintas, em pouco tempo o corpo mais quente (café) transfere energia térmica para o mais frio (leite). Assim, a mistura fica morna, resultado do equilíbrio térmico.
Quando os dois corpos entram em contato, há um fluxo de energia térmica espontânea que vai do corpo mais quente para o corpo mais frio. Esse fluxo de energia térmica é chamado de calor. Com o passar do tempo, os dois corpos atingem a mesma temperatura. Neste instante, o calor cessa.
Resposta. Dois sistemas atingem o equilíbrio térmico quando adquirem temperaturas iguais. A transferência de energia acontece do mais quente para o mais frio.
Resposta. Quando dois corpos, a diferentes temperaturas, são colocados em contato, após algum tempo atingem o equilíbrio térmico, ou seja, suas temperaturas se igualam. As moléculas mais agitadas do corpo mais quente transferem parte de sua agitação térmica às moléculas do corpo mais frio.
Quando dois corpos sao postos em contato ha transferencia de calor entre eles ate que atinjam o equilibrio termico. isto ocorre desde que eles: a) estejam a temperaturas diferentes. ... e) ESTEJAM A MESMA TEMPERATURA.
Resposta. Num sistema termicamente isolado, o corpo de MAIOR temperatura transfere calor para o corpo de MENOR temperatura até que ambos estejam numa mesma temperatura, alcançando o equilíbrio térmico.
Podemos dizer que dois corpos estão em equilíbrio térmico quando eles atingem a mesma temperatura após trocar calor. Nesse sentido, pode - se imaginar um objeto frio e um objeto quente que serão expostos em contato direto. Nesse contexto, os objetos tenderão a trocar calor até se obter o equilíbrio térmico.
Não há relação entre o equilíbrio termodinâmico e o desenvolvimento da planta, porque para existir vida tem que haver um desequilíbrio termodinâmico o ambiente. Nesse caso, podemos observar que se trata de um sistema aberto, uma vez que não existe diferença de temperaturas.
Trata-se da energia térmica em trânsito motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos. O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor.
Quando temos dois corpos com temperaturas diferentes um em contato com o outro e isolados de influências externas podemos verificar que o corpo mais quente vai se esfriando enquanto o corpo mais frio se esquenta. Depois de certo tempo, você pode perceber, usando o seu tato, que os corpos atingem uma mesma temperatura.
Resposta: Quando dois corpos cujas temperaturas são diferentes entram em contato acontece um processo de transferência de calor do corpo mais quente ao mais frio. ... Neste momento cessa a transferência de calor e os dois corpos vão estar na mesma temperatura.
Resposta. Isso se chama equilíbrio térmico, quando um corpo com maior temperatura (mais calor/cinética) encosta em outro corpo com menor temperatura (menos calor/cinética), há transferência de calor/energia do corpo com maior temperatura para o de menor.
Quando dois corpos de temperaturas diferentes trocam calor, o mais quente cede energia para o mais frio, até que seja atingido o equilíbrio térmico.
Resposta: (a) o corpo B tem mais facilidade tanto de receber, quanto de fornecer calor, porque seu calor específico é maior.
Pessoal, a melhor maneira de determinar o equilíbrio térmico é usar um terceiro corpo que irá funcionar como um termômetro. Se cada corpo estiver em equilíbrio térmico com o terceiro, então eles estarão em equlibrio térmico entre si.
De modo geral, dois corpos estão em equilíbrio térmico quando apresentam a mesma temperatura. Por outro lado, quando a temperatura de dois corpos é diferente, eles não estão em equilíbrio térmico.