Além da presença deste líquido, as articulações sinoviais possuem três outras características básicas: cartilagem articular, cápsula articular e cavidade articular. ... Apresenta-se com duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna).
Para isso, confira abaixo alguns elementos que fazem parte das articulações:
O líquido sinovial é um dos elementos que formam o Sistema Locomotor, junto com os ossos, músculos, ligamentos e articulações. Tem a função de lubrificar as articulações sinoviais, permitindo seu movimento suave e indolor (nas articulações imóveis, como as suturas cranianas, não existe o líquido sinovial).
A alimentação tem importantes funções no nosso organismo. Quando o assunto é articulações, a alimentação age dando compostura ao líquido sinovial. Esse líquido é responsável pela lubrificação das articulações, ajudando na redução do impacto entre elas.
Segundo Tirapelli, as articulações sinoviais são as mais comuns no corpo humano e estão localizadas principalmente nos membros superiores, como, por exemplo, as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos.
Membrana sinovial é um tecido conjuntivo especializado que alinha a superfície interna das cápsulas de articulações sinoviais e bainha do tendão da bainha sinovial. Ele faz contato direto com o líquido sinovial lubrificante, que é o principal responsável pela manutenção.
Os discos e meniscos intrarticulares são estruturas fibro cartilaginosas encontradas em várias articulações sinoviais, ou seja, entre as superfícies articulares. Tem como função gerar congruência (melhor adaptação) das articulações e amortecer.
– Articulação Esferoide ou Enartrose: É uma forma de articulação na qual o osso distal é capaz de movimentar-se em torno de vários eixos, que tem um centro comum. Exemplos: Articulações do quadril e ombro. Existe ainda um outro tipo de articulação chamada Articulação Plana, que permite apenas movimentos deslizantes.
Sinovial ou diartrose Trocleartroses, gínglimo ou articulação em dobradiça (permite extensão e flexão): falanges, cotovelo.
Articulações crâniovertebrais Existem duas articulações craniovertebrais (sinoviais) formadas entre o crânio e as vértebras atípicas da coluna cervical: atlanto-occipital e atlanto-axial.
A articulação interfalangeana da mão é a articulação encontrada entre as falanges da mão.