Coma alimentos ricos em vitaminas do complexo B. Além de acelerarem o metabolismo, as vitaminas B1 e B12 são componentes físicos da bainha de mielina e podem ser encontradas em arroz, espinafre, lentilhas, carne de porco, alimentos lácteos, atum, cereais integrais e pão de centeio.
oligodendrócitos
A Bainha de Mielina é uma capa de tecido adiposo que protege suas células nervosas. Estas células são parte do seu sistema nervoso central, que transporta mensagens entre o seu cérebro e o resto do seu corpo. ... A bainha de mielina envolve as fibras que são a parte longa em forma de fio de uma célula nervosa.
RESUMO — As bainhas de mielina que envolvem axônios no SNC são feitas e mantidas por oligodendrócitos. ... A remielinização, com total restabeleci- mento da condução, pode ser realizada por oligodendrócito ou por célula de Schwann que invade o SNC sempre que os astrócitos são destruídos.
As Células de Schwann são células da neuroglia do sistema nervoso periférico as quais formam as bainhas isolantes de mielina dos axônios periféricos. São células que envolvem alguns tipos de neurônios. Costumam enrolar-se em torno do axônio, formando a bainha de mielina.
As células que envolvem axônios de neurônios são chamadas de células glias. Eles fazem parte de um sistema de suporte e são essenciais para o bom funcionamento do tecido do sistema nervoso.
(Uniube-MG) Quando se estuda o tecido nervoso, é frequente que se mencione a célula de Schwann, que vem a ser a) um tipo de neurônio sensorial periférico.
Em relação às células da glia têm-se as seguintes afirmativas: I - Encontram-se em maior número do que os neurônios do tecido nervoso. ... III - As células da glia possuem potencial mitótico. IV - Os Oligodendrócitos fazem parte da barreira hematoencefálica. V - A microglia faz parte do sistema mononuclear fagocitário.
O potencial de ação ocorre quando o estímulo é suficiente para atingir o limiar de excitabilidade e dessa forma gerar a despolarização da membrana e propagação do impulso nervoso.
A sinapse é uma região de proximidade entre um neurônio e outra célula por onde é transmitido o impulso nervoso. Sabemos que os impulsos nervosos devem passar de uma célula à outra para que ocorra uma resposta a um determinado sinal. ... Um neurônio faz sinapses com diversos outros neurônios.
Nas sinapses elétricas, as correntes iônicas passam diretamente pelas junções comunicantes até chegarem às outras células, enquanto que nas sinapses químicas a transmissão ocorre através de neurotransmissores.
Geralmente a sinapse ocorre entre o axônio de um neurônio e o dendrito do neurônio seguinte, mas também pode ocorrer do axônio diretamente para o corpo celular, ou entre do axônio do neurônio para uma célula muscular. Os impulsos nervosos são sinais elétricos que afetam os íons da membrana do neurônio.