As medidas de controle do escoamento podem agir: ... O controle da drenagem na fonte pode ser feito através de vários dispositivos que mantenham a vazão de saída do local menor ou igual à vazão de pré-desenvolvimento.
Vamos sempre prezar pelas ações de maior efetividade em ordem decrescente: A eliminação. Eliminar o risco, qualquer probabilidade da ocorrência do acidente, doença ou lesão é a melhor ação feita.; A redução ou substituição, é uma forma de eliminar ou reduzir o risco.
Para a eliminação, minimização ou controle dos riscos, as medidas de controle devem ser obedecidas na seguinte hierarquia: Medidas de Proteção Coletiva (EPC); Medidas Administrativas ou de organização do trabalho; Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Segundo a NR-9, podemos definir como nível de ação: 9.
Neste critério o limite de exposição ocupacional diária ao ruído corresponde a NEN igual a 85 dB(A), e o limite de exposição valor teto para ruído contínuo ou intermitente é de 115 dB(A). Para este critério considera-se como nível de ação o valor NEN igual a 82 dB(A).
Valor máximo = L.T. x F. L.T. = limite de tolerância para o agente químico, segundo o Quadro n° 1. F.D. = fator de desvio, segundo definido no Quadro n° 2. O limite de tolerância será considerado excedido quando a média aritmética das concentrações ultrapassar os valores fixados no Quadro n° 1.
Para se definir os limites de tolerância para exposição ao calor, primeiro é necessário identificar onde será o descanso do trabalhador; considerando um regime de trabalho intermitente, se será no próprio local da prestação do serviço ou se este período de descanso será realizado em outro local, com temperatura mais ...
15.
Um soldador, por exemplo, cujo trabalho consiste na fabricação de objetos de chumbo (um dos agentes insalubres mencionados na NR 15), é exposto diariamente ao elemento e, por isso, tem direito ao adicional de insalubridade de grau máximo.
Simples! Toda a porcentagem da insalubridade, terá como base o salário mínimo vigente à época da ocorrência. Logo, se ficou definido que o trabalhador tem direito ao grau de 20% (vinte por cento) da insalubridade, pegaremos o salário mínimo da época e multiplicaremos por 0,20.
A Aposentadoria Especial por insalubridade é o benefício para quem trabalhou 25, 20 ou 15 anos com agentes nocivos à saúde (físicos, químicos ou biológicos) acima dos limites legais e uma das mais desejadas no INSS....A lei divide a insalubridade em três agentes:
O documento também determina qual a percentual a ser pago, de acordo com o grau de exposição: Grau máximo: 40% sobre o salário mínimo. Grau médio: 20% sobre o salário mínimo. Grau mínimo: 10% sobre o salário mínimo.