Movimentos da Terra
Os movimentos realizados pelo planeta Terra são a Rotação e a Translação. ... A rotação junto da translação em função ao eixo da terra em relação ao sol também causam as quatro estações, que afetam diretamente a nossa vida, causando frio, calor, variações climáticas e influenciando na produção agrícola.
As principais consequências, respectivamente, da rotação e da translação da Terra são a sucessão dos dias e das noites e as estações do ano. Isso se deve ao fato de a rotação ser o movimento realizado pela Terra em torno de seu próprio eixo, enquanto a translação é o movimento em que a Terra gira em torno do sol.
Consequências do movimento de translação da Terra: As estações do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno). A desigualdade dos dias e das noites (O facto de, em algumas alturas do ano, os dias serem muito grandes, e as noites pequenas, e vice-versa).
Resposta. Resposta: Explicação: As consequências do movimento de rotação são a sucessão dos dias e das noites, a variação da obliquidade dos raios solares, num mesmo lugar, ao longo do dia, o movimento aparente do Sol durante o dia e das estrelas durante a noite.
O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.
A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Isso é possível devido à diferença de iluminação nas áreas do planeta ao longo do movimento. ... Já na primavera e no outono, os dias e as noites têm igual duração. Isso é possível devido ao eixo de inclinação da Terra em relação ao Sol.
Rotação é o nome do movimento realizado pelo planeta Terra em torno do próprio eixo no sentido de oeste para leste. Este é o movimento que determina a sucessão dos dias e noites. ... Assim, o Sol também se desloca em relação à Terra.
Resposta. A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, é como se ela estivesse “rodando” em volta de si mesma. O tempo que o planeta leva para completar esse “giro” é de 24 horas. ... Esse movimento é o responsável direto pela existência das estações do ano.
O movimento de rotação é o giro da terra em um dia. Sem esse giro não seria possível que tivéssemos dia e noite todos os dias. A terra é redonda e justamente por isso o sol não incide nela do mesmo jeito durante o dia todo. Por isso o movimento de rotação ajuda para que todos os países tenham dia e noite.
Efeitos do movimento de translação Assim como a rotação traz os dias e as noites e a elevação do nível do mar, comparando-se litorais do Hemisfério Leste com os do Hemisfério Oeste, a translação também gera algumas consequências, como a definição das estações do ano e fenômenos como solstícios e equinócios.
Se o planeta parasse de girar, a vida se extinguiria. Com a interrupção do movimento de rotação, o lado da Terra que ficasse virado para o Sol acabaria se transformando em um deserto com temperaturas altíssimas.
Se a Terra girasse no sentido contrário, as correntes oceânicas também se inverteriam. ... Para ficar em um exemplo: foi na crista dos ventos e das correntes oceânicas que correm da costa africana para o Brasil que Cristóvão Colombo chegou ao novo mundo.
Resposta na lata: tudo sairia voando!' É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera', afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP.
No dia solar as horas subdivididas 60 minutos e os minutos subdivididos 60 segundos, sendo a referência dos relógios, que podem admitir frações de segundo. Em minutos o dia na Terra dura 1440 min em segundos dura 86 400 s.
12 horas
Segundo a teoria de Oparin, a atmosfera da Terra primitiva não possuía oxigênio e nitrogênio, apresentando apenas metano, amônia, hidrogênio e vapores de água.