Os países que fazem parte do Ocidente estão situados no hemisfério Norte, são democracias liberais, economicamente desenvolvidos e com uma macro cultura semelhante. O capitalismo é o seu sistema econômico e o progresso técnico-científico é um dos seus principais motores.
Ocidental pode ser um adjetivo ou um substantivo de dois gêneros na língua portuguesa, utilizado para definir algo situado no ocidente ou as pessoas que são naturais dos países do Ocidente (povos ocidentais). O lado ocidental é a região oeste do polo da Terra.
De modo geral, o consenso atual seria definir como parte do Ocidente, no mínimo, as culturas e os povos da Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e uma grande parte da América Central e do Sul, como Argentina e Brasil.
Significado de Ocidente substantivo masculino Lado do horizonte onde o sol se põe; poente; oeste; ocaso. Parte do mundo que está do lado em que o sol se põe (grafado com letra maiúscula). ... A palavra ocidente deriva do latim "occidens, entis", do verbo “occidere”, com o sentido de descer, pôr-se, falando dos astros.
Geograficamente a Austrália está localizada no Oriente, pois seu território está a oeste do Meridiano de Greenwich. Porém sua colonização, realizada pelos ingleses, teve grande impacto e importância na definição de uma cultura ocidental.
Ela também vai do polo Norte ao polo Sul, atravessando o oceano Pacífico. O hemisfério ocidental fica a oeste da longitude 0° e a leste da longitude 180°. ... O hemisfério oriental fica a leste da longitude 0° e a oeste da longitude 180°. Ele inclui quase toda a Europa, a Ásia e a maior parte da África e da Oceania.
O Muro de Berlim não impediu que as pessoas fugissem do leste para o oeste. Cerca de 5 mil pessoas conseguiram passar para o lado capitalista e ao menos 136 morreram tentando. As pessoas tentavam fugir por túneis, balões de ar, ultraleve e, na maioria dos casos, escondidas em carros que cruzavam os pontos de controle.
Berlim por ser uma zona de forte influência foi disputada pelos dois eixos. O lado ocidental (capitalista) era liderado por Estados Unidos, Inglaterra e França. O Oriental (socialista) era liderado pela União Soviética.
A queda do Muro de Berlim relaciona-se com a desintegração do bloco de nações socialistas no leste europeu. A década de 1980 foi uma década de crise para o bloco socialista em geral e a situação não foi diferente para a Alemanha Oriental.