Aspossíveis etiologias do edema da parótida incluem, entre outras causas,infecções bacterianas e virais, doenças sistêmicas, tumores, obstruções emedicamentos. Entre as causas virais da parotidite, o vírus da caxumba continuasendo o mais comum. O vírus da caxumba é um vírus RNA, pertencente ao gênero Paramyxovirus.
O principal e mais comum sintoma da caxumba é o aumento das glândulas salivares, acompanhado de febre....Quais são os sintomas da caxumba?
A sialoadenite é a inflamação das glândulas salivares que geralmente acontece por uma infecção por vírus ou bactérias, obstrução por má-formação ou presença de cálculos salivares, o que resulta em sintomas como dor na boca, vermelhidão e inchaço, especialmente na região por baixo da língua.
Obstruções dos ductos salivares por estreitamento (estenoses) ou por cálculos (sialolitíase), que levam a dificuldade de fluxo do fluxo da saliva e acúmulo desta dentro da glândula. Infecções como HIV e tuberculose das glândulas salivares também podem ocorrer, causando inchados dessas glândulas.
O tratamento tradicional das obstruções de ductos de glândulas salivares inclui massagens glandulares, uso de antibióticos, ligação ductal ou parotidectomia. Outro método descrito na literatura consiste em injeções de violeta genciana (metil-violeta 1%) a fim de dilatar o ducto e controlar a infecção.
Edema de glândula salivar A caxumba infantil, certas infecções bacterianas (por exemplo, das amígdalas ou dentes) e outras doenças geralmente mais comuns em adultos (como AIDS, síndrome de Sjögren, diabetes mellitus, sarcoidose e bulimia), geralmente causam inchaço das glândulas salivares principais.
Até durante as refeições a saliva é importante: enquanto os dentes trituram a comida em pedaços cada vez menores, ela ajuda a criar um bolo pastoso. Isso facilita a deglutição — aí, o alimento escorrega mais fácil por garganta e esôfago.
As glândulas sublinguais são glândulas salivares que têm forma de uma pequena amêndoa, situada entre o assoalho da boca e o músculo milo-hióideo.