No processo de cromagem a peça, após passar pelas etapas de lavagem, desengraxe químico, desengraxe eletrolítico, decapagem e ativação, vai para um tanque contendo água e o metal a ser depositado junto com aditivos (como, por exemplo, o ácido bórico) onde efetivamente ocorre a eletrodeposição do cromo.
O banho de cromo é um processo onde uma peça é imersa em uma solução aquosa com íons cromo que pode ser aplicado em uma grande variedade de peças dos mais variados formatos e materiais como aços de todas as especificações – ainda que tenham sido nitretados e tratados termicamente –, bronze, latão e cobre.
Quanto custa para cromar uma peça? Atualmente o preço está em torno de R$ 0,32 por centímetro quadrado.
Consiste de consiste de resinas acrílicas termoplásticas, acrílicas hidroxiladas, epoxies ou poliésteres (0,1 a 5% em peso), solventes orgânicos como os acetatos (5 a 70% em peso), alumínio micronizado de 2 a 3% (em peso) em solução e aditivos orientadores de alumínio (0,1 a 2% em peso).
O revestimento cromo duro é aplicado quando queremos conferir maiores propriedades mecânicas e de resistência ao desgaste, e, para conseguir isso, deve-se aplicar camadas superiores a 10 mícrons no metal base, porém o uso final da peça definirá qual a camada necessária para atender essa especificação.
Use hidróxido de sódio (lixívia) para remover o cromo de metais ferrosos e carbono.
Cromo duro é uma camada superficial de cromo metálico depositado galvanicamente para conferir diferentes propriedades a variados tipos de peças.
Cromagem Mutz Serviço comercial em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
O banho de níquel químico é obtido através de um agente redutor em sal, que irá ser depositado no substrato. Há diversos métodos de aplicação, como por exemplo, o uso com baixo fósforo e alto fósforo.
Aplicar uma tinta fundo na peça. O fundo a ser aplicado no metal deve ser para peças galvanizadas. O fundo vai garantir a aderência da tinta na peça cromada.
Como cromar plástico em casa
Vire o vidro de maneira que a imagem fique virada para baixo e espalhe uma pequena camada de tinta espelhada em spray.
Permita que o ar circule, deixando 3mm de distância entre o espelho e a parede. Ao instalar mais de um espelho na mesma parede, deixar folga de 1mm entre eles. Use espaçadores macios de borracha, que não absorvam água, para nivelar o espelho”.
Aplique uma fina camada de tinta acrílica branca nas áreas que pretende pintar. Essa base fará com que as cores finais fiquem bem mais vívidas. A pintura não vai ficar tão vibrante se você dispensar a tinta branca. Com um pincel, preencha cuidadosamente as áreas que você pretende pintar com tinta acrílica branca.
Segundo Eduardo da Silva (2010), da empresa ABC Allegrini Produtos para Espelhação, o produto necessário para retirada do espelhamento do vidro é o ácido nítrico, cuja concentração deve ser especificada no ato da compra do produto, de acordo com o laudo técnico feito após análise do material.
São dois passos: com um soprador térmico ou um secador de cabelo, esquente o vidro por algum tempo, a fim de amolecer a cola da fita (se foi usada uma fita com resistência térmica, verifique as possibilidades de equipamentos para atingir o resultado);Jun. 17, 2020
Aplique acetona líquida em um pedaço de pano ou de algodão. Pressione contra o resíduo de cola da superfície afetada, cubra bem e deixe a acetona ser absorvida. Enquanto a acetona interagir com o adesivo, a cola começará a se soltar.
Misture um pouco de vinagre, água e detergente em um recipiente e, com o auxílio de uma esponja, esfregue toda a parte que contém os resíduos da fita dupla face. Tome cuidado, pois a fricção mais os produtos podem acabar removendo a tinta da superfície.
Se a superfície não for pintada, um produto muito poderoso para remover a fita dupla face por completo é a acetona, bastando colocar um pouco sobre a fita e esperar alguns minutos; a fita se soltará completamente da superfície, não deixando resíduos.
Esfregar álcool, fluido de isqueiro ou removedor de esmaltes. Esses solventes costumam ser ótimos para remover cola ou resíduos de cola de superfícies de vidro. Aplique com moderação – uma dose concentrada funciona melhor do que espalhar o solvente por toda a superfície.
Para remover as fitas adesivas de material plástico, uma opção é utilizar o óleo de cozinha como recurso. Coloque algumas gotas desse procuro sobre a fita e deixe agir durante alguns minutos. Em seguida, tente retirá-la com o auxílio de uma esponja.
Para desenhos pequenos e mais delicados, é recomendado a fita com 18mm e muita cautela na hora de pintar. Depois de pintar sua parede, aguarde 24 horas para então tirar a fita crepe. Retire com cuidado, para evitar que a fita rasgue ou que qualquer resto de tinta manche a parede.
Óleo de cozinha: no caso de superfícies como o plástico, o óleo de cozinha (ou azeite) também é um recurso. A dica é colocar gotas do produto por cima da fita e deixar agir por alguns minutos, para, em seguida, tentar retirar a fita com uma esponja. O óleo pode ser usado também em vidros.
Como tirar cola de adesivo
Se for a própria cola do esparadrapo, tente remover com álcool comum ou acetona de remover esmalte, mas atenção: vá com calma, sem força, com movimentos suaves sempre numa só direção, sem vai-vem. Além disso, esse movimento deve seguir sempre a linha da cicatriz.
Espirre o micro óleo na área com a cola, pegue uma lâmina e raspe a cola. Ela vai se soltar, quando o "chiclete" de cola tentar voltar para grudar de novo ele vai encontrar uma camada de óleo e irá grudar no óleo ao invés de grudar na superfície que está sendo limpa.