Quais são os primeiros socorros para desmaio?
Um desmaio geralmente dura de alguns segundos a alguns minutos e faz com que a pessoa caia, devido à falha dos sentidos e do tônus postural que sustenta o corpo. Em alguns casos, antes do desmaio a pessoa pode apresentar sensações como vertigem, tontura, fraqueza e náuseas.
Primeiros Socorros - Desmaios, Choque e Convulsões
Primeiros socorros para a síncope
As recomendações são estas:
( ) Evite lateralizar a cabeça da vítima de síncope, pois, há risco de engasgo no caso de vômito. ( ) Não deixe a vítima sozinha até ter certeza de que seu quadro é estável, faça o monitoramento, principalmente para medir o tempo do desmaio. ( ) Procure afrouxar a roupa, facilitando assim a respiração.
O que deve fazer?
Saiba como prestar os primeiros socorros em casos de emergência
O desmaio ocorre pela diminuição do fluxo de sangue no cérebro. Em alguns casos, há fluxo adequado, mas insuficiência de oxigênio e/ou glicose. Outras causas associadas à síncope são doenças da válvula cardíaca, embolia pulmonar ou ataque cardíaco.
Há diversos fatores que podem causar desmaios: longos jejuns, insolação, fortes emoções como o medo, estar em locais apertados e com pouco ar, fortes dores de cabeça e má irrigação de fluxo de sangue no cérebro são algumas das principais causas.
Perda transitória da consciência – desmaio, provocado pela diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, localizado na região da nuca. É causado pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro.
Um dado interessante é que portadores da síndrome vasovagal se beneficiam de exercícios que fortalecem as pernas, porque a musculatura reforçada das pernas ajuda a devolver o sangue para a circulação. Então a mensagem é: respeitem o seu corpo, mas o aproveitem bastante.
O que é a doença A síndrome ou síncope vasovagal é uma condição que provoca a diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, originando sintomas como fraqueza, palidez, calor, náuseas, tontura, dor de cabeça e, por fim, o desmaio.
Dicas preventivas
A principal forma de avaliação da síncope vasovagal é feita através da avaliação dos efeitos do estresse ortostático observados em um teste provocativo chamado de teste de inclinação, que avalia os efeitos sobre a pressão arterial e a FC durante um período ou fase não potencializada e durante a fase de estresse ...
A história clínica, o exame físico e o eletrocardiograma são suficientes em boa parte dos casos. O tilt test (teste da mesa inclinada) pode ser indicado para confirmar a síncope vasovagal. Na suspeita de síncope de origem cardíaca, pode ser necessário o estudo eletrofisiológico.
Reação vagal, reflexo vagal ou síncope vasovagal é uma resposta relacionada à ativação inapropriada do nervo vago. Esse reflexo vagal acaba, muitas vezes, ocasionando episódios de síncope (desmaio). A síncope, portanto, não é uma doença, mas sim, um sintoma.
Os sintomas da síncope incluem:
Pacientes que apresentam síncope vaso-vagal não são proibidos de doar sangue de maneira nenhuma. Devem apenas ficar atentos pois episódios de desmaio podem acontecer após a doação.
O resultado do exame costuma demorar até 5 dias e é considerado negativo se não houve muitas alterações na pressão arterial durante as mudanças de posição da maca, porém quando o resultado é positiva significa que a pressão arterial mudou muito durante o teste.
a síncope não é causa incomum de perda de consciência de pessoas dirigindo um carro; 2. os portadores da síncope devem tomar cuidado com recorrências tardias; 3. não há aumento da mortalidade associada à síncope enquanto dirigindo um carro.
Perda de consciência, em termos médicos chamada de síncope, acontece quando a quantidade de sangue rico em oxigénio (arterial) que alcança o seu cérebro não é suficiente.
O exame é realizado em duas etapas: Fase de exposição ortostática passiva: é avaliado como a pressão arterial reage às mudanças de postura. Como é feito: após um período de repouso, o paciente é submetido a mudanças de postura que consistem em inclinações progressivas (elevação da cabeceira) da maca até 60 ou 70 graus.
O exame de tilt test é realizado em um laboratório de eletrofisiologia de um hospital ou clínica e deve ser feito com a supervisão de um médico cardiologista e um enfermeiro ou técnico de enfermagem.
O Tilt-Test, também conhecido como teste da inclinação, é um exame desenvolvido para identificar uma razão clínica para os casos de desmaio em pacientes de qualquer idade, mas principalmente, entre adolescentes e jovens sem cardiopatia aparente.
O Tilt Test ou teste de inclinação é um exame complementar que procura encontrar uma causa para desmaios.
Dr. Marcos Benchimol - Tilt Test Leblon Zona Sul Rio de Janeiro.