Retas COINCIDENTES são retas coplanares que possuem todos seus pontos em comum. Retas CONCORRENTES ou SECANTES são retas coplanares que possuem apenas um ponto em comum.
Duas retas distintas que estão em um mesmo plano são concorrentes quando possuem um único ponto em comum. As retas concorrentes formam entre si 4 ângulos e de acordo com as medidas desses ângulos, elas podem ser perpendiculares ou oblíquas.
c) Reversas: duas retas distintas são reversas se, e somente se não existe plano que as contenha. Pode a reta estar contida, ser secante ou ser paralela com o plano.
Retas Coplanares: são retas que estão presentes no mesmo plano no espaço. Na figura abaixo ambas pertencem ao plano β. Retas Reversas: diferente das retas coplanares, esse tipo de reta estão presentes em planos distintos.
Em geometria, duas retas são consideradas reversas se, e somente se: não se intersectarem; não forem paralelas entre si.
Uma reta é transversal a uma outra se possuem apenas um ponto em comum. Duas retas paralelas r e s, se forem cortadas por uma reta t, transversal a ambas, formará ângulos como representados na imagem abaixo.
Retas são figuras geométricas planas ou espaciais que podem ser classificadas em concorrentes, coincidentes e paralelas. Na Geometria, as retas são definidas apenas como conjuntos de pontos.
4 – Retas ortogonais – são retas reversas (e portanto não são coplanares), que formam um angulo reto. Portanto, se duas retas formam um angulo reto, elas serão perpendiculares, se forem coplanares ou ortogonais se forem reversas.
Projeções ortogonais são as figuras formadas no plano que resultam da projeção de todos os pontos de outra figura fora dele. ... Uma projeção ortogonal, portanto, pode ser imaginada como a sombra de uma figura geométrica em um plano sob o sol do meio-dia.
para indicar que duas retas são perpendiculares e podemos identificá-las analisando a relação entre seus coeficientes angulares. Assim, para duas retas serem perpendiculares é necessário que o coeficiente angular de uma seja igual ao oposto do inverso do coeficiente angular da outra.
A diferença é que dois segmentos de reta que formam um ângulo reto entre si serão sempre ortogonais mas, só serão perpendiculares se eles se tocarem em algum ponto.
Uma linha não é necessariamente reta. Um linha de barbante, por exemplo, não é reta. Portanto: Toda reta é uma linha, mas nem toda linha é reta.
Relembrando: ➢ Dizemos que dois vetores são paralelos (ou colineares) quando seus representantes tiverem a mesma direção, ou seja, se tiverem representantes sobre uma mesma reta ou sobre retas paralelas. ➢ O vetor nulo é paralelo a todo vetor e também todo vetor é paralelo a si mesmo.
Perpendicularidade de vetores Em álgebra linear, definimos vectores perpendiculares a partir de um produto interno (também chamado de produto escalar). Vectores cujo produto interno é zero são perpendiculares.
Dizemos que dois vetores são iguais quando têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.