O primeiro espelho a ser alinhado é o secundário. A colimação é feita através do focalizador do telescópio (sem a lente ocular) e para um alinhamento correto é necessário uma referência para determinar o centro do tubo.
1) Escolha um objeto a pelo menos 500 metros de distancia e aponte o telescópio para o objeto focado. Ajuste o telescópio para que o objeto fique no centro de visão na sua ocular. 2) Cheque o buscador para verificar a centralização completa do objeto. 3) Ajuste o buscador com a mesma imagem do telescópio.
Focando o telescópio Gire lentamente a rosca de foco na direção desejada, até que a imagem esteja focada. A imagem geralmente deve ter seus ajustes finos efetuados muito vagarosamente, devido às variações de temperatura e outras variáveis.
A maioria dos telescópios são feitos com lentes ou espelhos curvos que captam e focalizam a luz do objeto celestes. Os primeiros modelos eram construídos com vidro transparente, mas logo os pesquisadores perceberam que o espelho é mais leve e liso.
Conheça o céu.
Ranking: Qual o Melhor Binóculo?
Os binóculos têm dois números, como “7x35”, ou “10x50”. O número antes do “x” se refere ao fator de aumento das lentes. No caso do binóculo de “7x35”, por exemplo, isso significa que a imagem é ampliada sete vezes, enquanto em um aparelho com lentes “10x50”, ela é ampliada dez vezes.
A título de referência, a ampliação de uma luneta de 50 mm, por exemplo, é suficiente para que você possa ver a Lua e planetas como Vênus, Marte e Júpiter. Já a ampliação de uma luneta de 60 mm permite ver crateras da Lua e até as fases de Vênus.
No red dot, é necessário que você realize a visada dentro da objetiva, onde fica o “pontinho vermelho”. Assim, é mais fácil realizar a mira do alvo. Lembrando que o red dot, necessita de uma boa iluminação, para que seu uso seja mais eficiente e facilitado. LUNETA - Elas possuem a função de aumentar o alvo.
Mira Holográfica: Normalmente tem uma objetiva grande, que gera um ponto luminoso em sua lent. Este ponto luminoso pode ser verde ou vermelho. Daí o nome de green ou red-dot. Elas não produzem aumento(ou aproximação) do alvo.