Adicione o açúcar na água/leite, também na quantidade certa da receita. Mexa até dissolver. Isso irá fornecer um pouco de comida para os fungos, estimulando seu metabolismo. Despeje o fermento na água e misture até que os grânulos desapareçam.
Para cada 1 kg de farinha, a quantidade de fermento a ser utilizada é de 20 g (ou duas colheres de sopa) de fermento seco de massa doce. Na hora de fazer a substituição, vale também lembrar que cada tablete de fermento fresco é o equivalente a 5 g (meia colher de sopa) de fermento seco.
MODO DE USO:Para cada 1 kg de farinha, adicionar de 40 a 80 g de fermento químico em pó.
10g de fermento biológico seco instântaneo (1 sachê) equivale a 30g de fermento biológico fresco (2 tabletes).
Por ser seco, não precisa ficar na geladeira e dura até 6 meses. Deve ser misturado com a mesma quantidade de açúcar e com água morna ou leite. Reserve por 10 ou 15 minutos antes de usar. Fermento biológico seco instantâneo é um pó formado de pequenos bastões que costuma ser vendido em sachês de 10g.
fermento biológico
Se você usar muito fermento (dentro da razão), o fermento irá agir muito rapidamente. Isso é bom para a velocidade, mas resultará em um sabor muito menos desenvolvido. Nenhum deles é um problema, então você pode escolher por si mesmo.
Tipos de fermentos
Quais são os tipos de fermentos?
Os tipos de fermento e em quais receitas usar cada um deles
Para substituir fermento biológico fresco por fermento seco, é bem simples, o fermento biológico fresco é 3 vezes mais fraco que o fermento biológico seco. Então toda vez que a receita pedir por fermento biológico fresco e você só tiver o seco em casa, basta usar 1/3 (um terço) da medida de fermento biológico seco.
Então, para substituir o fermento pronto na sua casa, basta colocar no bolo uma pequena quantia de bicarbonato de sódio e, ao final do preparo, acrescentar o ácido! Pode ser suco de limão, creme tártaro ou até um pouco de vinagre branco.
O bicarbonato precisa ser bem misturado e, de preferência, peneirado juntamente com a farinha de trigo, para não trazer sabor desagradável na massa. O ingrediente ácido, deve ser adicionado por último e a mistura ser imediatamente despejada na forma untada.