Atividade. Existem dois tipos de reforço: o positivo e o negativo. O positivo, consiste na apresentação de um estímulo agradável ou recompensador após a ocorrência da resposta. O negativo, consiste em retirar um estímulo aversivo ou desagradável após a ocorrência da resposta.
Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi um psicólogo e cientista norte-americano, expoente do behaviorismo, termo formado a partir do termo behavior, que em inglês significa comportamento. Essa vertente da psicologia foi a corrente que dominou a área, seja em escolas ou consultórios, na primeira metade do século XX.
A principal contribuição de Skinner para a Psicologia foi o conceito de Comportamento Operante que descreve um tipo de relação entre as respostas dos organismos e o ambiente.
18 de agosto de 1990
A abordagem de B. F. Skinner foi bastante proeminente no século XX, mas ainda continua a ser mal-entendida. ... Analisam-se três tópicos da obra de Skinner: seu período inicial (de 1930 a cerca de 1938), a obra "Ciência e Comportamento Humano" de 1953, e as influências da Biologia.
Segundo ele, a produção científica dos dois autores ocorreu aproximadamente no mesmo período, entre os anos 1930 e 1980.
No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem.
Operante livre: é a condição na qual o organismo fica para emitir a próxima resposta, após ter finalizado uma anterior. Operantes concorrentes: duas ou mais classes de respostas alternativas com probabilidade semelhante de ocorrência (compatíveis ou incompatíveis).
A topografia de uma resposta pode ser entendida como o produto da atividade motora de um organismo em um dado momento. Enquanto que a função de uma resposta é o sentido atribuído a esses movimentos. Dessa forma, a função de uma resposta é dada pela unidade da atividade motora do organismo em relação ao ambiente.
A análise experimental do comportamento busca relações funcionais entre variáveis, controlando condições experimentais (variáveis de contexto - Staddon, 1973), manipulando variáveis independentes (mudanças no ambiente) e observando os efeitos em variáveis dependentes (mudanças no comportamento).
Classe de respostas são agrupamentos hipotéticos de comportamentos em que todos compartilham da mesma função, mesmo quando a topografia dos comportamentos específicos em uma classe particular é muito diferente (Sturmey, 1996).
O comportamento operante pode ser colocado sob controle de estímulos antecedentes, e a relação entre o responder discriminado e tais estímulos resultante desse processo pode, por sua vez, ser controlada por outros estímulos, gerando o processo comportamental chamado de discriminação condicional.
Os mandos disfarçados são respostas verbais que possuem topografia de tato, mas que estão sob o controle de reforçadores específicos a serem oferecidos pelo ouvinte (Skinner, 1957/1978).