Você simplesmente pega a média amostral e subtrai o valor da hipótese nula. Se a média amostral for 10 e a hipótese nula for 6, a diferença ou sinal será 4. Se não houver diferença entre a média amostral e o valor sob a hipótese nula, o sinal no numerador (assim como o valor da razão inteira) será igual a zero.
A pesquisa científica se inicia com a colocação de um problema solucionável. O Passo seguinte é oferecer uma solução possível ao problema, por meio de uma proposição que possa ser declarada verdadeira ou falsa. Portanto, a hipótese é a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema.
Como visto anteriormente, o resíduo (ei) é dado pela diferença entre a variável resposta observada (Yi) e a variável resposta estimada (ˆYi), isto é ei=Yi−ˆYi=Yi−ˆβ0−ˆβ1x1i−⋯−ˆβpxpii=1,…,n. i. εi e εj são independentes (i≠j); ii.
Estatística de teste. et. valor observado da estatística de teste calculada a partir de sua amostra....
O valor-p indica a probabilidade de se observar uma diferença tão grande ou maior do que a que foi observada sob a hipótese nula. Mas se o novo tratamento tiver um efeito de tamanho menor, um estudo com uma pequena amostra pode não ter poder suficiente para detectá-lo.
Para calcular o teste, primeiramente deve-se ajustar os dados no seguinte formato:
A ANOVA produz um valor chamado F (F-statistics ou F-ratio). Esse valor de F é similar ao valor de t pelo fato de comparar a quantidade de variância sistemática nos dados com a quantidade de variância não-sistemática. Em outras palavras, o valor de F é a razão entre o modelo e seu erro.
A estatística F é simplesmente uma razão de duas variâncias. As variâncias são uma medida de dispersão, ou até que ponto os dados estão dispersos em relação à sua média. Valores maiores representam maior dispersão. A variância é o quadrado do desvio padrão.
É uma espécie de desvio padrão que mede a dispersão em torno da reta de regressão. ... Considerando um nível de significância igual a 0,05, se F de significação for < 0,05, a regressão é significativa, mas se for ≥ 0,05, a regressão não é significativa.
O teste F é utilizado para analisar a variância entre dois conjuntos de dados diferentes e compará-los utilizando o teste de hipóteses.
- SQT = SQG + SQR (mede a variação geral de todas as observações). - SQR soma dos quadrados dos resíduos, devidos exclusivamente ao erro aleatório, medida dentro dos grupos. A hipótese nula sempre será rejeitada quando f calculado for maior que o valor tabelado.