Quando o assunto é arquitetura, a ABNT tem como função servir de referência para profissionais desenvolverem projetos com regras unificadas. Uma norma de desenho técnico serve, por exemplo, para padronizar contratos, enquanto outra visa normalizar algum projeto da área.
A importância das normas técnicas da ABNT na padronização de desenhos. ... No Brasil, a ABNT é responsável pela aprovação e edição dessas normas, que são registradas como brasileiras pela sigla NBR e estão em consonância com as normas internacionais aprovadas pela ISO (International Organization for Standardization).
O desenho técnico é um ramo especializado do desenho, caracterizado pela sua normalização e pela apropriação que faz dos seguintes conteúdos: Geometria Descritiva: vistas ortogonais, cortes, seções, determinação de distâncias, áreas e planificação de sólidos.
Veja as normas de desenho técnico usadas em planta baixa de casas e edificações no geral: NBR 8196 – Emprego de escalas. NBR 8403 – Aplicação, Tipos de linhas e Larguras das linhas. NBR 10067 – Representação em Desenho Técnico.
Devemos representá-las nas seguintes formas: Planta baixa – Indicando aonde o vão está locado no projeto; Informando no desenho as medidas de largura, altura, e altura do peitoril (para janelas); informando largura e altura (para portas); e o sentido de abertura.
1. O eixo Projeto e Representação constitui a atividade síntese do curso. Por um lado é o momento onde os conhecimentos dos outros eixos se integram na proposta de projeto. Por outro é onde se desenvolvem as pesquisas específicas sobre o espaço arquitetônico e urbano materializado.
Escalas usadas em desenho arquitetônico a) 1:100 para plantas; b) 1:200 para coberturas; c) 1:500 para plantas de situação; d) 1:50 para as fechadas e cortes ou secções.
Chama-se sistema de Coordenadas no plano cartesiano ou espaço cartesiano um esquema reticulado necessário para especificar pontos num determinado "espaço" com dimensões.