Espelhos planos são superfícies planas, polidas e sem curvatura, capazes de promover a reflexão regular da luz. Quando os raios de luz são refletidos por espelhos planos, o ângulo dos raios refletidos é igual ao ângulo dos raios incidentes, além disso, os raios incidentes e refletidos encontram-se no mesmo plano.
1) A imagem se forma atrás do espelho (imagem virtual) através do cruzamento dos prolongamentos dos raios que incidem o espelho, e a mesma tem o mesmo tamanho do objeto. 2) A distância do objeto ao espelho é igual à distância da imagem ao espelho, portanto, são simétricos.
Resposta: Virtual, direita e igual. Explicação: A distância do objeto ao espelho não muda, é a mesma imagem.
Espelhos planos são sistemas ópticos de espelhos feitos de superfície plana e polida e é capaz de refletir regularmente à luz. Por exemplo, um uma colher ou em vidro de janela..
Um espelho plano é aquele em que a superfície de reflexão é totalmente plana. ... As principais propriedades de um espelho plano são a simetria entre os pontos objeto e imagem e que a maior parte da reflexão que acontece é regular.
O espelho plano reflete, ponto a ponto, exatamente a imagem que está voltada para ele. A única inversão que ocorre é no plano perpendicular, num giro de 180 graus. Quando uma pessoa levanta a mão direita tem a sensação de que a imagem refletida no espelho ergueu a mão esquerda porque a imagem está de frente para ela.
Quando você está na frente de um espelho plano, sua imagem é: Real, direita, e menor do que você.
Quando nos olhamos num espelho, conseguimos ver uma imagem do nosso corpo porque os raios de luz que são refletidos (reflexão difusa) por nosso corpo chegam até a superfície do espelho, sofrem reflexão regular e chegam aos nossos olhos.
Estratégias de ensino-aprendizagem
Uma imagem invertida é uma imagem estática ou em movimento gerada pela inversão de espelho de um original em um eixo horizontal (uma imagem em flop é espelhada no eixo vertical).
Outra característica da imagem é se ela aparece direita ou invertida; assim, ela será direita quando o objeto e a imagem possuírem o mesmo sentido; por outro lado será invertida se os sentidos da imagem e do objeto forem opostos.
Se a imagem pertencer ao mesmo semiplano do objeto, essa imagem é direita. Se isso não acontecer, a imagem é invertida em relação ao objeto. A imagem será real se for formada pelos raios refletidos e será virtual se for formada pelo prolongamento desses raios refletidos.
O aumento total é o produto dos aumentos da objetiva pelo da ocular. Um microscópio composto produz uma imagem de cabeça para baixo e invertida lateralmente. A inversão é facilmente demonstrada: se a espécie é movida para um lado, a imagem move-se na mesma direção (horizontal ou vertical), mas em sentido contrário.
A lente esférica inverte a imagem segundo os dois eixos, enquanto a lente cilíndrica apenas em relação a um deles. Mas há algo mais surpreendente ainda nesta imagem real conjugada pela lente convergente: ela se encontra na frente do vidro com água e não atrás do mesmo.
As características dessas lentes são as seguintes: a lente objetiva forma uma imagem real do objeto; e a ocular faz a ampliação da imagem real, formando uma imagem virtual e maior, sendo que ela também atua como lente de aumento, permitindo observar a imagem com mais detalhes.
A objetiva de maior aumento proporciona a visão de uma área menor; A objetiva de menor aumento proporciona a visão de uma área maior.
Quando o objeto está mais próximo, tanto o ângulo de visão α quanto a imagem na retina são maiores do que quando o objeto está longe. O ângulo de visão aumenta quando nos aproximamos do objeto. Por isso, objetos mais próximos parecem maiores. ... O mesmo efeito ocorre quando olhamos um objeto usando um espelho plano.
Os animais possuem diferentes campos de visão, dependendo no local de seus olhos. Humanos possuem um campo de visão de quase 180 graus para frente, enquanto que alguns pássaros possuem um campo de visão de 360 graus completos, ou quase. Além disto, o alcance do campo de visão também varia verticalmente.
A maioria dos microscópios ópticos permite uma ampliação de 40x até 1000x. Ele é considerado composto, pois apresenta dois sistemas de lentes: ocular, que fica próximo ao olho do observador e objetiva, próxima à preparação a ser observada. A lente ocular geralmente amplia 10x e uma lente objetiva amplia 40x.
Para calcular o aumento total de um microscópio teremos, pois, que multiplicar o aumento próprio da objetiva pelo aumento da ocular. Ocular: é uma lupa. As mais simples possui no seu interior duas lentes e um diafragma. No interior da ocular temos então: lente de campo, diafragma e a ocular propriamente dita.
Lentes objetivas: conjunto de lentes que se sobrepõem, ampliando a imagem do objeto observado. Geralmente, um microscópio tem três ou quatro lentes objetivas, proporcionando poderes de aumento que variam de 4x, 10x, 40x e 100x.
Condensador – conjunto de duas ou mais lentes convergentes que orientam e espalham regularmente a luz emitida pela fonte luminosa sobre o campo de visão do microscópio. ...
Tubo → parte que conecta a ocular às lentes objetivas. Estativa, braço ou coluna → parte que conecta o tubo à base do microscópio. Dispositivo macrométrico → estabelece um foco geral para a amostra analisada. Dispositivo micrométrico → estabelece um foco mais preciso e aumenta o detalhe da amostra analisada.
-Tubo: Suporte das oculares. Também chamado de canhão. -Revólver: Estrutura giratória onde as objetivas estão anexadas. Recomenda-se que o usuário sempre manuseie o revólver ao trocar de objetiva – nunca forçar as objetivas.