Um radiano é uma unidade de medida para ângulos definida pela razão do comprimento do arco de um círculo pelo raio do círculo. Um radiano é o ângulo em que a razão é igual a um (veja o primeiro diagrama). 180 graus = PI radianos, 360 graus = 2*PI radianos, 90 graus = PI/2 radianos, etc.
Transformação de graus em radianos 180º = π rad. A partir daí podemos encontrar qualquer medida de ângulos em radiano.
Multiplique o número por π/180. Para entender por que você deve fazer isso, você deve saber que 180 graus é igual a π radianos. Portanto, 1 grau é equivalente a π /180 radianos. Agora que sabe isso, tudo que tem para fazer é multiplicar o valor dos graus usados por π /180 para convertê-los em radianos.
Conversões
A unidade padrão de medida de um ângulo é o grau, cujo símbolo é º. Tomando um ângulo raso ou de meia-volta e dividindo-o em 180 partes iguais, determinamos 180 ângulos de mesma medida.
Ângulo agudo: ângulo com medida menor que 90º (0° < α < 90°). Ângulo reto: ângulo com medida igual a 90º. Ângulo obtuso: ângulo com medida maior que 90º (90° < α < 180°). Ângulo raso: ângulo com medida igual a 0º ou 180º.
Para expressar a freqüência em megahertz (MHz), basta fazer uma conversão simples: 1 MHz = 1.
Verificado por especialistas Para transformar a unidade RPM em Hz, devemos dividir o valor por 60. A unidade RPM significa Rotações Por Minuto, sendo utilizada na física como grandeza para velocidade angular. Desse modo, ela exprime quantas rotações são feitas em 60 segundos.
Para realizar o cálculo através deste método utilizamos a seguinte fórmula: f = 1 / T. Outra maneira muito comum que utilizarmos, é o cálculo através da frequência angular de geração da onda.