Resposta. o alongamento proporciona o relaxamento e alívio da tensão muscular, a melhora da postura e da flexibilidade corporal, estimula a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo e o aumento do bem-estar físico e mental, além reduzir a probabilidade de desenvolver lesões musculares.
O aquecimento e o alongamento apresentam inúmeros benefícios como melhora da postura, aumento da flexibilidade, melhora da performance na prática de esportes, alívio da dor em algumas doenças ou mesmo na prevenção de lesões.
O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões.
Enquanto o aquecimento envolve o corpo de uma forma global, aquecendo sistemas musculares, nervosos e fluxo sanguíneo, o alongamento tem uma importância mais localizada na região que é mobilizada.
Aquecimento: modo de usar.
Alongamentos dinâmicos devem ser sempre um componente de um bom aquecimento antes do treino. Já os alongamentos estáticos demonstraram reduzir a força nos músculos, se realizados antes da atividade.
Corpo. Ele deve ser realizado antes e após a atividade física, já que é voltado para o aumento da flexibilidade. Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados.
Sempre comece pelos músculos primários, pois eles são os que participam mais intensamente da execução dos movimentos. Exemplos: toda a musculatura superior das costas, peitoral maior e menor, posterior das coxas e glúteos. Em seguida, movimente os músculos secundários, aqueles que auxiliam na movimentação.
Este deve ser realizado após o aquecimento geral e deve conter exercícios de alongamento e relaxamento. As partes do corpo que serão mais trabalhadas na atividade física devem ser melhor alongadas para que possam ser utilizadas com o máximo de desempenho.
O alongamento estático é o mais utilizado. Nesse tipo de alongamento, o indivíduo alonga determinado músculo ou grupo muscular levando lentamente a parte do corpo para a posição desejada e mantendo essa posição durante pelo menos 15 a 30 segundos.
Resposta. Pois então exitem 2 tipos de alongamentos certo. o 1° deles é o alongamento estático,que consiste em alongar em repouso,ou seja,parado. Já o 2° alongamento é o ativo um tipo de alongamento estático que alonga os músculos em assistência externa.
Tipos de alongamento