Fornecer medicação anti-gases (Luftal ou Simeticona gotas), começando 24 horas antes do exame, de 6 em 6 horas. Para animais até 10 kg, fornecer 2 ml e, acima de 10 kg, 3ml, via oral.
Simeticona gotas (25 gotas/mL)
"Já quanto à sua farmacodinâmica, ou seja, seu mecanismo de ação, ela atua reduzindo a formação de gases no sistema gastrointestinal. Ao finalizar sua tarefa, o medicamento é excretado pela via fecal. Espera-se que seus efeitos se manifestem de 10 a 30 minutos após seu uso", completa.
O modo de uso da Simeticona pode ser:
Pode ser usado até 4 vezes ao dia, após as refeições e ao se deitar, ou quando recomendado por um médico. Ao utilizar Luftal Gel Caps, deve-se engolir a cápsula, e não mastigá-la.
Você pode usar Luftal Gel Caps 4 vezes ao dia, após as refeições e ao se deitar, ou quando recomendado pelo seu médico. Você não deve ingerir mais de 500 mg (4 cápsulas) de Luftal Gel Caps por dia.
Pode ser administrado diretamente na boca, ou dilur em um pouco de água ou outro alimento. Crianças -lactente: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia.
Cerca de 1/5 de todos os bebês desenvolve cólica, geralmente entre a segunda e a quarta semanas. Ele chora inconsolavelmente, muitas vezes gritando, agitando as pernas e os braços. Seu estômago pode estar distendido com gases. O choro pode ocorrer a qualquer hora, embora, frequentemente, piore no início da noite.
Um ótimo remédio caseiro para cuidar das cólicas do bebê que já não mama no peito é dar pequenas doses de chá de camomila e erva-doce, pois estas plantas medicinais possuem efeito antiespasmódico, que alivia as cólicas e diminui a produção de gases.
Você pode ajudá-lo fazendo uma leve pressão com a mão em sua barriguinha ou ainda massagear com movimentos circulares isso ajuda a acalmar o bebê. Outra posição que ajuda muito e colocá-lo de barriga para baixo e massageá-lo assim uma mão na barriguinha e outra nas costas.
Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez. “Se eles te dão gases, é bem possível que o bebê também os tenha após mamar”, alerta Marcelo.