Dentre os animais que vivem no Pampa, estão: jacu, saíra, macuco, jacutinga, corruíra-do-campo, papa-mosca-do-campo, quero-quero, joão-de-barro, sabiá-do-campo, pica-pau do campo, pica-pau-chorão, beija-flor-de-barba-azul, caboclinho-de-barriga-verde, perdigão, perdiz, gavião-chimango, caminheiro-de-espora, gaturamo- ...
Conheça a seguir dez dos mais conhecidos exemplares da fauna paranaense:
Os animais encontrados são: tatu-canastra, muriqui, onça-pintada, preguiça-de-coleira, sagui-da-serra, anta, macuco, jaó-do-litoral, águia-real, mutum-de-penacho, papagaio-moleiro, tartaruga-gigante, tartaruga-verde e surucucu.
O clima na Região Sul é subtropical, exceto no norte do Paraná (tropical), caracterizando-se pela diversidade de temperaturas - mais baixas com a presença de neve, nos planaltos, e mais elevadas, nos Pampas e litoral.
O relevo da região Sudeste é bem variado: por um lado, encontramos superfícies elevadas, como as serras da Mantiqueira, da Canastra e do Mar; e por outro, planícies costeiras, largas, que formam amplas baixadas litorâneas. No que se refere ao clima, a região apresenta vários tipos.
São Paulo
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil ganhou três novas metrópoles entre 2008 e 2018: Campinas (SP), Florianópolis (SC) e Vitória (ES).