EQST

Quais Os Eixos Estruturantes Que A Bncc Prope Para A Educaço Infantil?

Quais os eixos estruturantes que a Bncc propõe para a educação infantil?

Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil, devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver. São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer.

Como a infância é vista hoje?

Nos dias de hoje, faz parte do “sentimento de infância”, ou seja, das peculiaridades dessa etapa do desenvolvimento, a busca pelo novo, pela exploração, pelo lúdico, pela alegria, pelo afeto e pela investigação. Entendemos que todas essas são características do universo da infância nos dias de hoje.

O que é ter infância em nossa sociedade?

A infância nem sempre recebeu tanta importância quanto hoje. Ser criança no século 21 significa ter uma série de direitos como educação, saúde, nutrição e o fundamental direito à vida. ... Além disso, a criança era encarada como um membro da família que deveria ajudar nas tarefas tanto quanto os mais velhos.

O que é Infância para o ECA?

Art. Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

Porque usamos o termo infâncias e não infância?

​​​​​Em vez de falar de infância, as Unidades Sociais Maristas tratam das infâncias, no plural. Isso porque acreditamos que todo indivíduo é único, independentemente dos anos vividos. Logo, cada um deve ser respeitado e valorizado de acordo com suas singularidades.

O que é infância para a psicologia?

A Infância é uma espécie de tubo de ensaio para as fases de vida subsequentes. ... Experiências de vida e estratégias de ajustamento que vão moldando formas de ser, formas de estar, formas de sentir… Infelizmente, por vezes, tendemos a ser pais demasiado apressados, sempre à espera de mais e mais conquistas.

Qual é a importância da infância?

Por que a primeira infância é tão importante para o desenvolvimento posterior da criança? ... As primeiras experiências das crianças, ou seja, os vínculos que elas criam com seus pais e seus primeiros aprendizados, afetam profundamente seu posterior desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.

Qual o sentido da infância para a adolescência?

O conceito de infância e adolescência é uma invenção própria da sociedade industrial, ligado às leis trabalhistas e ao sistema educacional que torna o jovem dependente dos pais. ... A distinção criança e adulto fez com que a adolescência começasse a ser percebida como um período à parte do desenvolvimento humano.

Quais as principais características presentes na passagem da infância para a adolescência?

O isolamento em relação às atividades familiares e sociais, os problemas referentes à imagem corporal, as condutas alimentares inadequadas, a dificuldade para expressar os conflitos e/ou dilemas, os problemas para relacionar-se com o sexo oposto, a resistência às atividades intelectuais, a depressão mascarada com ...

É considerado jovem com quantos anos?

Já o termo jovem costuma ser utilizado para designar a pessoa entre 15 e 29 anos, seguindo a tendência internacional. Assim, podem ser considerados jovens os adolescentes-jovens (entre 15 e 17 anos), os jovens-jovens (com idade entre os 18 e 24 anos) e os jovens adultos (faixa-etária dos 25 aos 29 anos).