o Estado é o sujeito passivo eminente de toda a infração penal. Porém, na acepção em que no momento está sendo examinado, o ofendido é a pessoa (física ou jurídica) atingida de forma direta pelo ato criminoso.
Oitiva, em Direito Processual, refere-se ao ato de ouvir as testemunhas ou as partes de um processo judicial. Comumente utilizada no meio jurídico, a palavra foi popularizada recentemente graças às diversas Comissões Parlamentares de Inquérito, instaladas em decorrência das denúncias envolvendo diversos governos.
São considerados documentos “quaisquer escritos, instrumentos ou papéis, públicos ou particulares” (art. 232 do Código de Processo Penal). Ademais, a juntada do documento pode ser espontânea ou provocada (art. 234 do CPP).
Uma vítima é uma pessoa singular que sofreu um dano, nomeadamente um atentado à sua integridade física ou psíquica, um dano emocional ou moral, ou um dano patrimonial, diretamente causado por ação ou omissão, no âmbito da prática de um crime.
“O comportamento da vítima apenas deve ser considerado em benefício do agente, quando a vítima contribui decisivamente para a prática do delito, devendo tal circunstância ser neutralizada na hipótese contrária, de não interferência do ofendido no cometimento do crime, não sendo possível, portanto, considerá-la ...
O contrário de vítima é: Contrário de padecente: 1. réu, culpado, criminoso, infrator, transgressor, bandido, delinquente, acusado, indiciado, autor, responsável, causador, motivador, malfeitor, assassino, homicida, matador, facínora, sicário.
Sinônimo de foram
E) Quais dos verbos de ligação a seguir poderiam substituir o verbo ser sem alterar significativamente o conteúdo da linha fina: estar, permanecer, ficar. continuar, tornar-se.
substantivo masculino Sujeito da espécie humana; pessoa. O que é real; ente que vive realmente ou de modo imaginário; criatura. Sensação ou percepção de si próprio. Ação de ser; a própria existência.
O verbo ser indica estado permanente. Ele é um dos principais verbos de ligação e como tal sua função é ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). Isso faz com que, muitas vezes, o verbo concorde com o predicativo em vez de concordar com o sujeito.
ª pessoa (tu, vós) ou 3. ª pessoa gramatical (ele, eles). Com o verbo ser, a concordância verbal apresenta algumas especificidades. Dependendo das situações, o verbo ser poderá concordar com o sujeito gramatical ou com o predicativo do sujeito.
Indicativo
A concordância verbal se dá sempre entre o verbo e o sujeito da oração. No caso do verbo ser, essa concordância pode ocorrer também entre o verbo e o predicativo do sujeito. a) Quando o sujeito for representado pelos pronomes - isto, isso, aquilo, tudo, o - e o predicativo estiver no plural. ...
Conjugação do verbo: ser
a) O verbo "ser" está no plural porque quando há uma porcentagem no sujeito da oração e esta é seguida do substantivo, o verbo deve concordar com o próprio substantivo. ... Se nos casos acima a porcentagem não fosse seguida de substantivo, o verbo concordaria com o numeral.
2) Quando o verbo ser aparece nas expressões é muito, é pouco, é demais, é suficiente, é bastante, é mais que (ou do que), é menos que (ou do que) e o sujeito representado por termo no plural exprime quantidade, preço, medida, etc., o verbo serfica no singular. Exemplos: Dois mil reais é bastante. Seis anos era muito.
# Nos casos em que o sujeito ou predicativo for representado por coisa, bem como se um sujeito ou predicativo se encontrar no singular e outro (sujeito ou predicativo) no plural, a concordância do verbo “ser” se dará no plural. Constatemos alguns exemplos: Os filhos são o meu tesouro.
Regra geral: O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema. O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós).
Resposta. Por estar conjugado no infinitivo pessoal.
Conjugar um verbo é dizê-lo em todos os modos, tempos, pessoas, números e vozes. O agrupamento de todas essas flexões, segundo uma ordem determinada, chama-se CONJUGAÇÃO. Existem três conjugações, caracterizadas pela vogal temática, no português.
Essa é uma concordância que costuma suscitar muitas dúvidas. Na verdade, com a expressão um dos que, o verbo pode ser flexionado tanto no singular (quando se refere a um único sujeito) como no plural (quando se refere a mais de um).
Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. ... Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.
A principal regra de formação do plural indica que se deve acrescentar -s à palavra no singular:
Se escrevermos por extenso, o plural é normal: quilogramas, quilômetros, metros, horas... Siglas fazem plural com a desinência “s”, sem apóstrofo: PMs, CPIs, IPVAs, Ufirs, Detrans...